Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Em novo software de X360, até crianças criam games

A Microsoft anunciou um novo software de criação de jogos para Xbox 360 que até crianças e pais podem usar, o Kodu. De acordo com a empresa, a novidade a ser lançada este ano não exige nem mesmo conhecimentos básicos em programação e permite o desenvolvimento de títulos em questão de minutos. Por ser destinado ao público que não é "hardcore" e exigir apenas o controle do próprio videogame para ser operado, o Kodu será ainda mais fácil que o XNA Game Studio, ferramenta que permite a criação de títulos variados - desde os casuais até os muito complexos - e que exige um mínimo de experiência em programação.


A vantagem do Kodu é que sua interface é basicamente organizada em imagens. Com recursos avançados por trás dos ícones, os usuários podem dar vida a vários personagens e itens, bem como cenários e veículos de transporte. Cerca de 20 avatares pré-carregados estão previstos e eles devem acompanhar fases que podem ser usadas como modelos para criações inéditas.

Apesar de voltado principalmente a jogos, o Kodu pode servir também como ferramenta educativa para crianças e pais, conforme aponta Chris Satchell, chief technology officer da Microsoft; a idéia é fazer com que a programação de ações dos personagens se torne algo divertido.

Dentre as referências para o desenvolvimento do Kodu está o game LittleBigPlanet, da Sony exclusivo para o console PlayStation 3, que transforma simples jogadores em protagonistas do universo da produção: a partir de avatares baseados no mascote Sackboy, é possível elaborar fases inteiras com muita liberdade, incluindo paródias e minigames.

O software foi anunciado durante o evento Consumer Electronics Show, em Las Vegas, e seu preço sugerido ainda não foi divulgado.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet