Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Pleno do TRE-MT aprova relatório e comemora recorde de apuração no 2º turno

O relatório geral do 2º turno das eleições presidenciais em Mato Grosso foi aprovado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral na sessão desta quarta-feira (3/11). O relatório, contendo todos os registros relativos às seções eleitorais que funcionaram no Estado, ficará disponível para consulta na Secretaria Judiciária do TRE de Mato Grosso.


TRE COMEMORA APURAÇÃO RECORDE

A totalização dos votos do segundo turno das eleições presidenciais em Mato Grosso foi a mais rápida da história do Estado, com o resultado oficial sendo divulgado às 20h42min do domingo. A votação foi encerrada às 17 horas, apenas três horas e quarenta minutos antes do TRE divulgar o resultado das eleições no Estado.

A comissão apurada das eleições, responsável pela central de totalização de votos, montada no Centro de Eventos do Pantanal, acompanhou atentamente os trabalhos desenvolvidos pelos cartórios eleitorais nos dois turnos.

“Todas as falhas identificadas no primeiro turno foram sanadas, possibilitando assim a divulgação final do resultado do 2º turno em tempo recorde”, sustentou o presidente da comissão, desembargador Márcio Vidal.

Embora no segundo turno a escolha do eleitor tenha recaído apenas sobre o nome do candidato à presidência da República, a estrutura e a logística necessária para garantir a festa da democracia é a mesma utilizada no primeiro turno das eleições gerais, quando foram escolhidos deputados estaduais, federais, dois senadores e o governador do Estado.

As eleições em Mato Grosso continuam, portanto, sendo um grande desafio para a Justiça Eleitoral, que enfrenta dificuldades inerentes à dimensão territorial do Estado, que tem 903 mil quilômetros quadrados, território maior que países como a França e a Espanha.

Outra barreira enfrentada pela Justiça Eleitoral são as condições das estradas e pontes que dão acesso às seções eleitorais localizadas em comunidades instaladas no interior do Estado.

O desembargador Márcio Vidal e o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes Júnior, relataram alguns imprevistos que foram superados pelos servidores da Justiça Eleitoral, como as fortes chuvas que caíram sobre o Estado, no domingo de eleições. “Os desafios foram muitos, como o caso de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde uma ponte desabou. Tudo foi superado com maestria pelos colaboradores da Justiça Eleitoral, os verdadeiros responsáveis pelo recorde na totalização do votos”, salientou o desembargador Márcio Vidal.

PRIMEIRO TURNO

No primeiro tuno, a Comissão apurou os votos de quase 100% das urnas por volta da meia noite. Restaram apenas 73 votos da seção de número 51, localizada na Aldeia Indígena Mehinako, no município de Gaúcha do Norte, mas que pertence à 57ª Zona Eleitoral de Paranatinga.

Uma falha na transmissão via satélite dos dados relativos ao número de votos, feita com equipamento licitado e comprado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impossibilitou a divulgação do resultado das eleições na mesma noite do pleito. O TRE de Mato Grosso providenciou imediatamente uma aeronave para buscar os materiais de votação nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, totalizando a apuração dos votos logo em seguida, às 6h50 do dia 4 de outubro.

A fim de evitar nova falha, o TRE realizou, em parceria com o TSE, dois testes nos equipamentos de transmissão via satélite, antes do segundo turno das eleições.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet