Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Coluna do Auro Ida

Ida

Efeito Dilma: mulheres se preparam para ser candidatas em 2012 em MT

A eleição da presidente Dilma Rousself poderá ter efeito positivo para as mulheres disputarem as eleições, ocupando as vagas destinadas ao sexo feminino. Nessas eleições, que se encerraram no último dia 31, a grande maioria dos partidos não preencheu as vagas destinadas as mulheres, apesar do presidente do TSE (Tribunal Sperior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandoski, ter afirmado que iria obrigar as legendas a cumprirem a exigência. Infelizmente, poucas do sexo feminino tem "estomago" para enfrentar o processo político/eleitoral.


A vitória de Dilma Rousself para o mais alto cargo da República poderá mudar esse cenário. Fico, então, a imaginar uma disputa hipotética em 2012 pela Prefeitura de Cuiabá, envolvendo a ex-primeira dama Terezinha Maggi (PR), a senadora Serys Slhessarenko (PT), a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) e a ex-vice-governadora Irac i França (DEM). Sem dúvida, se isso se tornar realidade, iria dar um brilho diferente a disputa da sucessão do prefeito Chico Galindo (PTB).

Imagina se a disputa da Prefeitura de Várzea Grande fosse entre a ex-primeira dama do município, Lucimar Sacre d Campos (DEM), e a médica Jaqueline Guimarães (PSC). Ou ainda que o enfrentamento em Rondonópolis fosse entre a deputada estadual Teté Bezerra (PMDB) e a ex-secretária de Educação, Ana Carla Muniz (PPS). Com certeza, iriamos ver um eleição diferente e, talvez, mais interessante.

Além disso, há ainda a possibilidade de outras mulheres disputarem o comando das demais prefeituras do Estado e de que centenas podendo ser milhares do sexo feminino sairem para os legislativos municipais. No fundo, no fundo, torço que o efeio Dilma despertem as mulheres para o processo eleitoral e que elas, finalmente, ocupem seus espaço.

Assim, tenho certreza, nós vamos ter um processo mais transparente, mais sincero e mais belo. O que me preocupa é que todas que citei são esposas de políticos e, por isso, cada uma, grau menor ou maior, tiveram destaque no Estado ou nos seus respectivos municípios. É triste ver, por exemplo, que Mato Grosso não elegeu nenhuma deputada federal e que as duas estaduais, Teté Bezerra e Luciene Bezerra, são, respectivamente, esposas do deputado federal Carlos Bezerra e do ex-prefeito de Juara, Oscar Bezerra.

É hora de aproveitar o efeito Dilma e as mulheres terem ousadia para serem candidatas, mesmo ciente de que o processo eleitoral é um jogo pesado, por assim dizer, e podendo ser sujo e bruto. Somente enfrentando os problemas, é que iremos conseguir superar as dificuldades e , com o charme e sensibilidade da mulher, construir um mundo mais humano e justo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet