Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Cidades

NORTÃO

Prefeito debate compensação social na construção de usina hidrelétrica

O prefeito de Colíder (650 km de Cuiabá) Celso Banazeski (PR) esteve recentemente no Paraná, onde se reuniu com a diretoria da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que ganhou o leilão do governo federal para exploração comercial da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Colíder. O empreendimento será construído no rio Teles Pires e vai impactar Colíder, Nova Canaã, Itaúba e Cláudia.


O prefeito foi recebido pelo presidente da companhia, Ronald Benedutti e Jorge Andrigueto, que é o superintendente da mesma. “Também tivemos uma reunião na empresa J. Malucelli que vai construir a obra, que faz parte do consórcio que ganhou a licitação. O que está sendo trabalhado com a maior rapidez possível é o licenciamento de instalação”, explicou o prefeito, por meio de assessoria.

O objetivo é conseguir a licença até início de 2011. Além disso, o prefeito quer deixar definido a “compensação social” que o município vai receber, já que será o maior impactado com a obra.”Nós discutimos sobre diversos assuntos e ficou acertado que para a construção da barragem será contratada a mão-de-obra, em sua maior parte, em Colíder, Nova Canaã, Itaúba e região. Eles vão nos passar plano de treinamento e qualificação desses trabalhadores e vamos discutir junto à FIEMT, Senai e Governo do Estado para que essa qualificação seja feita aqui em Colíder”, disse Banazeski.

Sobre o aumento na demanda no setor de saúde, a companhia informou ao prefeito que os trabalhadores terão um plano de saúde e será feito um convênio para auxiliar financeiramente o município no atendimento à saúde dos funcionários.

“Da mesma forma, na questão da segurança pública. A empresa garantiu que vai auxiliar, principalmente Colíder que vai sediar a maior parte dos trabalhadores e do corpo técnico e terá uma demanda maior. Também debatemos as questões ambientais e outros assuntos que fazem parte das obrigações sociais da empresa que vai construir a usina hidrelétrica”, garantiu o prefeito.

A empresa tem prazo até dezembro de 2014 para concluir a obra, que deve entrar em operação em fevereiro de 2015. Somente na barragem, devem ser contratados 2.7 mil trabalhadores diretos. Muitos outros serviços serão necessários, de forma terceirizada. A UHE Colíder será o primeiro de quatro aproveitamentos hidrelétricos previstos para serem executados no curso do rio Teles Pires.

O empreendimento terá 300 megawatts de potência instalada – o suficiente para atender ao consumo de uma cidade com 850 mil habitantes. O sistema de transmissão será formado por uma subestação e uma linha de transmissão com 130 km de extensão, ambas na classe de tensão de 500 mil volts.

O investimento total é estimado em cerca de R$ 1,26 bilhão. As características técnicas da hidrelétrica prevêem a construção de uma barragem no trecho médio do rio Teles Pires, nas proximidades da cidade de Sinop, com 1.270 metros de comprimento na crista e 37 metros de altura máxima.

A estrutura formará um reservatório com superfície total de 172 km2 – sendo 24,7 km2 a área correspondente à calha do rio e 147,3 km2 de área a ser alagada. O represamento vai atingir terras de quatro municípios (Nova Canaã do Norte, onde será instalada a casa de força da hidrelétrica, e mais Colíder, Itaúba e Cláudia), localizados numa região onde a estrutura fundiária é formada predominantemente por grandes propriedades e cuja principal atividade econômica é a pecuária bovina. (Com informações da assessoria).

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet