Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Araguaia

Workshop comemora consciência negra

A semana da consciência negra já começou no Araguaia com atividades nas escolas e terá um workshop de música afro dia 20, quando é comemorado o feriado estadual em cinco estados do Brasil,inclusive,em Mato Grosso, a programação faz parte da 5ª edição do projeto Minhas Raízes: “Valorização das Identidades Étnicas”, desenvolvido em Barra do Garças pela Rede Urbana e apoiado pela Fundação Palmares, do Ministério da Educação e Cultura (MEC).


Um dos coordenadores do projeto é o professor Leandro Nery, responsável pelas ações de memória e identidade, que está divulgando o evento nas escolas, faculdades e comunidade. Segundo ele, o maior objetivo do projeto é fazer a integração das raças e mostrar a força da cultura afrodescendente.

Nery destacou a presença do percussionista Márcio Belo, que já trabalhou com Pixinguinha, Nana Vasconcelos e é coordenador do projeto Tambores de Tocantins. Ele vai oferecer uma oficina gratuita para comunidade sobre ritmos e tambores, de 15 a 19 de novembro, das 14h às 17h, na arena do Porto do Baé.

Outro convidado especial é o professor e pós-doutor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Rondonópolis, Flávio Nascimento, que vai ministrar um minicurso de 40h denominado “Negro, Negrife, Negritude e Embranquecimento do Negro no Brasil” com certificado do Centro de Formação de Professores (Cefapro).

Segundo Nery, o minicurso não é somente para professores, mas educadores de um modo geral e comunidade e será realizado de 15 a 19/11 das 19 às 22h30, no Secitec. As inscrições estão sendo feitas na biblioteca do Secitec.

E para quem gosta de ritmos e tambores ecoando a sonoridade da África, o black music vai acontecer na arena do Baé, dia 20, às 20 horas com integração dos ritmos Hip-Hop, Soul e pagode dentro do projeto Bateia.

E com a temática “Pré-conceito cultural e religiões de matriz africana” um ciclo de palestras começou dia 09 nas escolas Cristino Cortes, Nossa Senhora da Guia, Maria Lourdes (Xané), de Barra do Garças; São Miguel e São Jorge, em Pontal; Sebastião Granja e José Nogueira, em Aragarças.

Haverá também uma apresentação cultural da Congada da comunidade Quilombola de Mata Cavalo “Livramento” dia 13 de novembro. A programação do projeto Minhas Raízes promete enriquecer as comemorações da consciência negra em Barra do Garças e no Vale do Araguaia neste ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet