Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

articulação

Eder consulta PGE para saber se pode acumular Casa Civil e Agecopa

14 Abr 2011 - 11:11

De Brasília - Marcos Coutinho / Da Redação - Alline Marques

Foto: Reprodução

Eder consulta PGE para saber se pode acumular Casa Civil e Agecopa
O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, encaminhou consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para verificar a possibilidade de ele acumular a pasta que ocupa e a presidência da Agência Executora de Projetos da copa (Agecopa). A informação é de fontes da Casa Civil e da própria PGE.


A resposta à consulta deverá ser dada entre sexta e segunda-feira, de acordo com as mesmas fontes. “Informalmente, não há problemas jurídicos que possam impedir o acúmulo de cargos, mas vamos a consulta será oficializada em breve de forma oficial”, declarou uma fonte ouvida pelo Olhar Direto da PGE.

A tendência, conforme apurou o Olhar Direto, é de que o parecer seja favorável, no entanto, o governador Silval Barbosa (PMDB) deverá analisar também o desgaste político que o fato pode gerar. Em sessão realizada na noite de quarta-feira (13), alguns parlamentares já haviam se posicionado contrários ao acúmulo de cargos por parte de Eder.

Nos bastidores, o secretário-chefe da Casa Civil vem articulando sua ida para presidência da Agecopa, mas também não pretende deixar a pasta que ocupa desde abril do ano passado. Porém, vale destacar que a agência está ligada diretamente ao gabinete do governador e muitas ações já passam pelo crivo da Casa Civil.

O fato é que os atuais diretores estão numa queda de braço com os deputados, que já provaram a lei que altera o modelo de gestão da Agecopa para sistema presidencialista. Além disso, outro motivo do embate entre a agência e a Assembleia é a escolha do modal de transporte para Cuiabá - BRT (Bus Rapid Transit) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) – encabeçada pelos presidentes Yenês Magalhães e José Riva, respectivamente.

Silval deve dar fim à discussão sobre o novo presidente até a próxima semana, pois a indefinição tem gerado insegurança política e administrativa na Agecopa que pode resultar no atraso de obras e projetos essenciais para realização da Copa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet