Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Ferrari vê atitude ''vergonhosa'' da FIA por confusão em mudanças

O italiano Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, reclamou nesta segunda-feira da atitude da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) --que mudou o regulamento da F-1 restando poucos dias para o início do Mundial-2009 e depois recuou-- e considerou "vergonhosa" a postura da entidade na confusão.


Na última terça-feira, a FIA anunciou que o campeão da temporada seria o piloto com mais vitórias no ano, independentemente do número de pontos conquistados. A pontuação, assim, serviria apenas como critério de desempate para o primeiro lugar.

Após a manifestação contrária da Fota (associação das equipes), que contestou a mudança e a indicou como inválida, a FIA voltou atrás e admitiu que o sistema seria adiado para 2010 se não contasse com apoio unânime das escuderias.

"Me pareceu vergonhoso o que aconteceu nesses últimos dias", disse Domenicali ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport". "Queríamos uma maior diferença entre o vencedor e os outros, e, em vez disso, vai permanecer como era em 2008. Temos de ter paciência", lamentou.

Antes do anúncio da FIA, a Fota propôs uma mudança na pontuação que aumentaria o peso da vitória: o vencedor receberia 12 pontos, com nove para o segundo colocado e sete para o terceiro. Do quarto ao oitavo lugar, permaneceria o sistema atual. A ideia foi rejeitada.

O confronto com a Fota e o recuo da FIA indicaram que o sistema de pontuação atual deve prevalecer: dez pontos para o vencedor, oito para o segundo, seis para o terceiro, com a pontuação diminuindo progressivamente até o oitavo colocado, que recebe um ponto.

Favorito
Domenicali também falou sobre as chances de seus pilotos, Felipe Massa e Kimi Raikkonen, para o Mundial-2009. O italiano elogiou o brasileiro, atual vice-campeão da F-1, e alertou que o campeonato é fundamental para o finlandês, campeão em 2007 e que ficou fora da luta pelo título no ano passado.

"Ele [Massa] amadureceu completamente. Há um ano, ele começava [o campeonato] cercado de dúvidas, e agora encara o Mundial para vencê-lo, e pode conseguir", comentou Domenicali.

"Eu o vejo motivado [Raikkonen] e mais magro. Me disseram que ele perdeu três quilos. Para ele, como piloto da Ferrari e como homem, será uma temporada importante, e ele é inteligente para entender isso", alertou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet