Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Com ‘Ficha Limpa’ em vigor, começa maior eleição comunitária da história de Cuiabá

A maior eleição comunitária da história de Cuiabá começa na noite desta sexta-feira (10/05), e prossegue no domingo (12/05), em 49 bairros da região Norte de Cuiabá. Até o fim de junho serão quase 200 eleições nas regiões Norte, Leste e Oeste da Capital, envolvendo mais de 150 mil eleitores, numa parceria da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Todos os candidatos inscritos para disputar o pleito têm ‘Ficha Limpa’, que é uma exigência da Ucamb, desde 2003.


O presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, afirma que as bases populares estão dando um exemplo de democracia para Mato Grosso. “Não é à toa que, no passado, o movimento comunitário era chamado de ‘escola da democracia’, como parâmetro para distinguir sua importância”, pondera Édio Martins, parafraseando o coronel José Meirelles, ex-prefeito de Cuiabá – 1993-94.

O dirigente observa que está confirmada a previsão de que se trata do maior pleito da história comunitária do Estado, por causa do envolvimento de quase metade dos mais de 360 mil eleitores.

Édio Martins explica que a parceria com a Justiça Eleitoral, com o fornecimento de urnas eletrônicas, é indispensável para assegurar maior garantia de lisura no pleito, embora alguns bairros ainda devam usar a antiga urna de lona.

A Ucamb realiza hoje, a partir das 19 horas, 29 aclamações em bairros com chapa única, na Grande Morada da Serra (CPA), região Norte da Capital. E, no domingo, 12 de junho, Dia dos Namorados, serão realizadas mais 21 eleições em bairros onde há duas ou mais chapas concorrendo.

Na região Leste, o pleito ocorre em 19 de junho. E, na Região Oeste, a eleição só acontece em 26 de junho.

Édio Martins lembra que a Ucamb aprovou, em assembléia geral do movimento comunitário, por unanimidade, a manutenção da ‘Ficha Limpa’ para a disputa dos cargos de presidente, vice-presidente e secretário geral, nas chapas das Associações de Moradores da Capital.

“Enquanto na vida pública brasileira a lei só chegou no ano passado, nas eleições da Ucamb essa prática já existe há quase 10 anos. Todos os candidatos têm de apresentar certidões negativas cível e criminal para concorrer”, argumenta o presidente da Ucamb, acreditando que, nesse contexto, o movimento comunitário serviu de exemplo ao país.

Neste sábado, a partir das 9h30, no auditório da Ucamb, a diretoria se reúne com a Comissão Eleitoral de todos os bairros para passar as últimas instruções e reprisar sobre o funcionamento da urna eletrônica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet