Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CAMPANHA

Deputado propõe boicote a MC Donald's e Nike e ganha adeptos

Os produtos a Nike e do MC Donald podem sofrer uma baixa de venda nos estados da Amazônia Legal, após a ideia de boicote proposta pelo deputado estadual Ademir Brunetto (PT), que ficou indignado com o fato das duas marcas terem anunciado, por meio de nota, que não utilizarão mais matéria-prima oriunda do bioma amazônico.


A sugestão de boicote foi divulgada durante a primeira reunião do Parlamento Amazônico, realizada em Mato Grosso, e já ganhou adeptos como deputado do Acre Geraldo Pereira (PT), que deve levar a ideia para o estado e tentar convencer a população a não consumir os produtos das empresas americanas.

Brunetto defende que a decisão da Nike e do MC Donald é discriminatória e unilateral, já que não houve diálogo com a cadeia produtiva da região. As empresas exigem um sistema confiável de rastreabilidade da matéria prima para comprovação da origem e não deve possuir procedência do bioma amazônico.

Para o parlamentar, as empresas estão defendendo interesses apenas de uma das partes e por isso propõe a discussão entre os segmentos que compõem o elo produtivo e de consumo para que ambos cheguem a um denominador comum. Como fator importante, Brunetto destaca a importância da aprovação do Código Florestal e ainda da efetividade do zoneamento, já sancionado em Mato Grosso.

O petista alega ainda que os estados da região têm realizado campanhas de conscientização e de combate ao desmatamento ilegal. Dado divulgado por sua assessoria, destaca que Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil com quase 28 milhões de cabeças e ainda assim possui 62% de terras preservadas.

A preocupação do deputado é com o impacto socioeconômico que a medida pode trazer para a região da Amazônia Legal e na alimentação do planeta. “Que alternativas são oferecidas à sobrevivência da população dos estados que compõe o bioma amazônico?”, questionou Brunetto, em manifesto entregue aos colegas parlamentares da região.

O deputado ainda questiona a condutas das duas multinacionais e alega que ambas não participam de programas que visem à proteção socioeconômica sustentável no país e lembra ainda que o Ministério Público do Trabalho, recentemente, obrigou ao MC Donald pagar uma multa de R$ 13,2 milhões por não proporcionar condições de trabalho a seus 33 mil funcionários.

Para encerrar, o deputado afirma: “não uso produtos MC Donald’s e Nike”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet