Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Ação social de Iracy França é reconhecida pela 1ª dama‏

A primeira dama de Cuiabá, Drª Norma Sueli Galindo, reuniu-se com aex-primeira dama da cidade, Iraci França, quando conversaram sobre apossibilidade de desenvolverem um trabalho conjunto pela reativação doprojeto de reaproveitamento de alimentos, que foi considerado uma dasmelhores realizações das duas gestões de Dª Iraci à frente daSecretaria Municipal do Bem Estar Social. “É um projeto lindo, queinfelizmente está desativado, porém nada impede que a gente o reativede modo a voltar a ser operado com inúmeros benefícios para apopulação mais carente da Grande Cuiabá”, disse a primeira dama, DrªNorma Sueli.


Ela revelou que diariamente chegam ao aterro em torno de 15 a 20toneladas de alimentos descartados por apenas duas feiras livres dacidade, que podem passar por uma seleção e serem aproveitados naalimentação de pessoas atendidas por casas de apoio, albergues daterceira idade, creches municipais, projeto Abordagem Solidária efamílias carentes. “Se pudermos aproveitar apenas 10 % desse total,teremos nada menos que 2 mil quilos de verduras e legumes diários,alimento este em bom estado e recomendado para o consumo, que podecomplementar a alimentação de pessoas carentes, e que infelizmenteestá se perdendo”, explicou.

Para a Drª Norma Sueli, não será preciso criar um novo projeto paradar um destino correto a esse alimento que tem sido descartado,desperdício este que ela considera uma falha grave. “Basta reativarmoso projeto da Dª Iraci, que atingiu plenamente os objetivos aos quaisse propôs, acabando com o desperdício (enquanto funcionou, o projetoevitou o descarte puro e simples no lixo, de grande quantidade dealimentos em bom estado), e melhorando a qualidade da alimentação daspessoas menos favorecidas”.

A primeira dama afirmou que alguns poucos não conseguem se lembrardesse período ao qual se refere; “mas uma grande parcela da populaçãose recorda do alcance desse projeto, que é considerado um dos maisimportantes, sob a coordenação de Dª Iraci, na área da assistênciasocial da administração Roberto França na prefeitura de Cuiabá”,relembra.

Trata-se de um projeto de grande repercussão em favor dos menosfavorecidos, que rendeu à prefeitura de Cuiabá o reconhecimentooficial de uma fundação de renome nacional. A Fundação Banco do Brasilconcedeu à Dª Iraci França e sua equipe um troféu que classificou omunicípio de Cuiabá como o que melhor administrou um projeto dereaproveitamento alimentar no ano de 2003, entre os demais municípiosbrasileiros. “Isso não é pouco, se lembrarmos que o Brasil tem mais decinco mil municípios”, acentuou.

“A administração pública tem carência de pessoas com a visão da DªIraci França, gente imbuída do propósito de ajudar os seres humanosmais necessitados, pessoa que leva a sério a oportunidade de praticara solidariedade, que procura ser útil à comunidade, e que não está embusca de aplauso, porém tão somente querendo fazer a sua parte emfavor dos menos favorecidos. Se eu puder convencê-la a colocar aexperiência que adquiriu em duas administrações municipais e contarcom a sua ajuda, poderemos retomar o projeto de reaproveitamento dealimentos e executar outros projetos de largo alcance social”,declarou a Drª Norma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet