Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Zeca Viana e Pedro Henry discutem gestão da Saúde com prefeitos da região Sul‏

Zeca Viana e Pedro Henry discutem gestão da Saúde com prefeitos da região Sul

Atendendo a um convite do deputado estadual Zeca Viana (PDT), o secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, esteve em Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá) na noite desta segunda-feira (20) para debater a situação da área da Saúde com prefeitos e secretários de Saúde de municípios da região Sul.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Getulio Viana (PR) e contou ainda com as presenças dos prefeitos e secretários de Saúde de Paranatinga, Poxoréo e Santo Antônio do Leste. Além de discutir a gestão e o sistema da rede de saúde pública na região, a reunião teve como objetivo identificar os entraves enfrentados pelas Secretarias Municipais de Saúde na disponibilização e oferta de atendimento público de saúde à população.

Entre os pontos apresentados, o destaque ficou para o aumento da demanda do serviço nos municípios. Os secretários municipais de saúde cobraram auxílio do estado para resolver problemas como o acúmulo de cirurgias eletivas e o alto custo do transporte de pacientes para cidades-pólo, como Cuiabá e Rondonópolis.

Pedro Henry defendeu o que chamou de “reorganização da rede de atenção à saúde na microrregião”. Para Henry, os municípios devem estimular a iniciativa privada - ou seja, hospitais, laboratórios e clínicas particulares - a oferecerem os serviços médicos demandados na rede pública de saúde, que seriam comprados pelo Estado e pagos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Zeca Viana classificou a iniciativa como um primeiro passo rumo a soluções para a área da Saúde pública no interior e também defendeu as parcerias. “É chegado o momento de buscar uma solução para melhorar a qualidade de atendimento na saúde pública. E a parceria com a iniciativa privada é uma alternativa viável para resolver boa parte dos problemas, desafogar o sistema e melhorar o gerenciamento”, destacou o deputado.

Neste sentido, Henry ressaltou que a administração direta do estado é cara e se torna ineficiente, o que leva à insatisfação da sociedade. “Precisamos efetivar uma parceria com instrumentos mais ágeis. A parceria com a iniciativa privada está prevista em lei, devemos fortalecer essas ações, encurtar ainda mais a discussão e partir para a efetividade”, disse.

CONTINUIDADE - Uma segunda rodada de reunião deverá ser agendada nos próximos dias para que cada município apresente sua oferta de serviços na área da saúde para que assim a Secretaria Estadual de Saúde possa avaliar e definir uma nova política de gestão no sistema de saúde da região.

“As parcerias ganham força e nesse sentido focam o interesse público com vistas à melhoria do sistema e do atendimento ao cidadão. Esta é uma primeira etapa de discussão e que seguramente renderá bons frutos à sociedade de forma geral”, avalia Zeca Viana.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet