Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

CNJ

Intervenção de Taques prorroga recondução de conselheiro

21 Jun 2011 - 17:35

De Brasília - Marcos Coutinho e Vinícius Tavares

No cumprimento de uma das principais prerrogativas dos senadores, que é sabatinar os pretendentes a cargos públicos no Poder Judiciário, o senador Pedro Taques (PDT/MT) impediu a recondução de Jeferson Kravchychyn para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Durante sabatina da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), os senadores decidiram adiar para a próxima semana decisão sobre a recondução do advogado. Os parlamentares querem esclarecer denúncia apresentada contra o conselheiro, que foi indicado ao CNJ pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O adiamento da decisão sobre Kravchychyn visa dar aos senadores mais tempo para esclarecer denúncias enviadas por um desembargador de Minas Gerais e apresentadas pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O indicado da OAB é acusado de ter violado sigilo e divulgado seu voto à imprensa antes da conclusão de processo envolvendo o desembargador, que tramitava no conselho. Ele nega a acusação.

“Eu e o senador Demóstenes fizemos alguns questionamentos a partir de denúncias do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, principalmente de um desembargador. Por isso eu sugeri ao presidente da Comissão que fosse aberto um prazo de uma semana para fazermos diligências e investigar as denúncias”, afirmou Taques ao Olhar Direto logo após o fim da sessão.

O senador por Goiás solicitará ao desembargador que envie à CCJ comprovação da denúncia, antes da votação da indicação, marcada para a próxima quarta-feira (29).

Demóstenes também questionou Kravchychyn quanto à manutenção de seu nome e foto em site de seu escritório de advocacia, do qual o conselheiro diz ter se licenciado quando assumiu no CNJ. Para o senador, ao manter seus dados no site, o indicado "dá a impressão de estar captando clientes para os filhos", que assumiram o escritório. O indicado negou qualquer participação no escritório.

Na mesma reunião, a Comissão de Justiça aprovou três nomes para compor o conselho: Ney José de Freitas; José Guilherme Werner; e Gilberto Valente Martins. Essas indicações vão a Plenário. (Com informações da Agência Senado).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet