Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Presidente da AMM apoia a criação de municípios

A posição da AMM é de apoio integral ao projeto de criação de novos municípios no estado, garantiu o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá. Segundo ele, a emancipação dos distritos é viável diante da cobrança da população em relação à infraestrutura e aos serviços que devem ser oferecidos pelo poder público.


Meraldo ressaltou que o governo do estado está preocupado com a situação dos municípios e para isso busca autonomia junto ao Governo Federal para que possa oferecer melhores condições às regiões. “Precisamos de municípios com sustentabilidade, que não dependam apenas dos repasses da União para sua sobrevivência”, observou.

“A criação de um município pode ser fácil, mas a manutenção é difícil”, disse Meraldo. Ele frisou a necessidade de um estudo de viabilidade econômica para a criação dos novos municípios, pois Mato Grosso reflete uma realidade econômica diferenciada por cada região. Segundo ele, há municípios com a economia exaurida, com sérios problemas estruturais e outros com riqueza. “Vamos fazer um estudo de viabilidade com base em dados sócio econômicos. A Assembléia Legislativa já criou uma comissão e a AMM vai participar com o corpo técnico”, garantiu.

Além disso, serão realizadas diversas audiências públicas com a população para discutir a emancipação dos municípios. Na avaliação de Meraldo, a população deve saber qual a estrutura mínima para se criar e desmembrar uma localidade. Ele citou como exemplo, Acorizal, que era um distrito antigo de Cuiabá. O município se desenvolveu e em breve terá a primeira indústria de gelatina de Mato Grosso.

Os distritos mato-grossenses que aguardam a emancipação são: Salto da Alegria (Paranatinga), Capão Verde (Alto Paraguai), Nova Fronteira (Tabaporã), Nova Floresta (Porto Alegre do Norte), Guariba (Colniza), Nova União (Cotriguaçu), Santa Clara do Monte Cristo (Vila bela), Rio Xingu (Querência), União do Norte (Peixoto de Azevedo), Espigão do Leste (São Félix do Araguaia), Novo Paraíso (Ribeirão Cascalheira), Paranorte (Juara), Boa Esperança do Norte (Nova Ubiratã), Cardoso do Oeste (Porto Esperidião), Santo Antônio da Fontoura (São José do Xingu), Ouro Branco do Sul (Itiquira), Conselvam (Aripuanã), Japuranã (Nova Bandeirantes), Veranópolis (Confresa) e Brianorte (Nova Maringá).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet