Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

diz deputado

"Números sobre a violência em Colniza estão defasados"

Em visita ao Nortão neste fim de semana, o deputado Valtenir Pereira contestou dados da Ouvidoria Agrária Nacional que dão conta da morte de 15 pessoas na região de Colniza nos últimos dez anos por causa de conflitos fundiários. Segundo o parlamentar, os dados estão totalmente defasados.


“A maioria dos crimes nem são levados até a Ouvidoria. Se forem pesquisar nos anais do Fórum da cidade, verão que o número é assustadoramente maior. A pistolagem e a jagunçada andam soltas na cidade”, destaca o deputado.

Segundo o parlamentar, a presença de latifundiários com grandes extensões de terras e o problema da extração ilegal de madeira, que atrai muitas pessoas para a região, é o que explica a atuação de jagunços e pistoleiros que trabalham para garantir a propriedade das terras.

O parlamentar socialista lembra que muitos donos destas terras nem residem na região e que contratam estes jagunços para manter a ordem na região.

“Alguns vivem em coberturas de prédios luxuosos em São Paulo e fazem especulação destas terras. Tem pessoas com mais de 300 mil hectares de mata nativa e que são pontos já conhecidos para extração ilegal da madeira nativa”, salienta.

Outra situação agravante que é a ineficácia do estado, tanto governo federal quanto estadual, para fazer acontecer a reforma agrária, organizar a ocupação desordenada de famílias e garantir a segurança das pessoas e punição dos culpados.

“Esses crimes acontecem devido à ausência do Estado nos municípios e a ausência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para ver se os títulos de terras são legais, pois muitas destas terras foram ocupadas por latifundiários de maneira ilegal”, conclui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet