Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Deputado Baiano Filho propõe parceria entre OMEP e Governo do Estado

O deputado Estadual licenciado Baiano Filho (PMDB) se reuniu nesta semana com a secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS), Roseli Barbosa e representantes da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP).

 
A audiência foi realizada no gabinete da SETECS e discutiu a possibilidade da organização atuar em parceria com o Governo do Estado em ações voltadas à garantia dos direitos sociais da criança. 

  Segundo a presidente da OMEP em Mato Grosso, a pedagoga Suzi Costa Marques a organização atua diretamente na garantia dos direitos da criança contribuindo para a democratização da educação e na capacitação do jovem aprendiz, com vistas ao mercado de trabalho. A organização também atua na formação e capacitação de profissionais ligados à assistência infantil.

Em 2008, a OMEP desenvolveu em Cuiabá o projeto ‘Laços Afetivos’, que reuniu durante dois meses mais de 150 gestantes no desenvolvimento de atividades manuais, como a confecção de enxovais para bebês. A proposta do projeto era sensibilizar as futuras mamães em torno de temas voltados ao nascimento do bebê, como exames pré-natais, a amamentação, o desenvolvimento afetivo, hábitos alimentares e higiene básica. A ação também contou com o acompanhamento de psicólogos, responsáveis pela oferta de palestras educativas.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a OMEP desenvolveu o projeto ‘Encantando Infância’; já com o programa ‘Nova Chance’, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), a organização realizou o atendimento à reeducandas gestantes na produção de enxovais para uso próprio e comercialização.

“É de extrema importância e responsabilidade do poder público garantir políticas de assistência e proteção à criança, e a OMEP é especializada nisso, não só no amparo à criança, mas à família e inclusive na capacitação de profissionais ligados ao trato com a criança. É fundamental o governo absorver essa equipe de profissionais capacitados e que está pronta para nos auxiliar em uma fase tão importante para a formação do cidadão, que é a infância e a adolescência”, categorizou Baiano Filho.

A secretária Roseli Barbosa se comprometeu em analisar as possibilidades em que a organização poderia atuar no fortalecimento e/ou aprimoramento de ações já desenvolvidas no Estado.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet