Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Câmara invadida

Servidores da Sanecap trocam socos com funcionários e agridem vereador (Veja fotos)

14 Jul 2011 - 10:32

Da Redação - Laura Petraglia / Da Reportagem Alline Marques

Foto: Alline Marques - OD

Servidores da Sanecap trocam socos com funcionários e agridem vereador (Veja fotos)
Tumulto e muita confusão marcaram o início dos trabalhos no Legislativo Municipal de Cuiabá na manhã desta quinta-feira (14). Funcionários da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) que protestam contra a privatização da autarquia invadiram a Câmara de Vereadores, trocaram socos com servidores e empurraram o vereador Clóvis Hugueney (PTB), o Clovito, que passou por uma cirurgia no coração recentemente e está afastado. O petebista pedia calma para os manifestantes quando foi agredido.


A confusão começou quando os servidores tomaram o plenário, e o vereador que estava no corredor, foi agredido por um dos manifestantes. Os seguranças da Câmara foram tentar controlar o tumulto e acabaram sendo agredidos também. Um dos servidores estava com uma lâmina de gilete e acabou cortando a mão de um funcionário do legislativo.

A manifestação dos funcionários da Sanecap se deve à aprovação a toque de caixa por parte dos vereadores, da criação da Agência Municipal Reguladora da Água (AMA). O projeto, encaminhado pelo Palácio Alencastro em caráter de urgência, foi aprovado e já a previsão é que fosse sancionado ainda esta semana pelo prefeito em exercício, vereador Júlio Pinheiro (PTB).

Os funcionários da Sanecap cobram a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o funcionamento da companhia. De acordo com os sindicalistas, os desmandos são muitos e atrapalham o trabalho dos servidores. Eles cobraram também que os vereadores assinem um documento comprometendo não homologarem a lei. Isso porque, caso o prefeito não há sancione em 15 dias, a mensagem retorna para que o legislativo encaminhe à Gazeta Municipal.

O fato é que para o Executivo esta é uma decisão sem volta, já que vê na terceirização a única forma de solucionar o problema de falta de água na Capital. Mesmo assim, Júlio Pinheiro, prefeito em exercício, informou que irá atender os servidores ainda nesta quinta-feira às 17h.

A Polícia Militar e da Rotam foram acionadas para conter os ânimos dos mais de 300 manifestantes e garantir a segurança dos parlamentares, que além da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ainda devem votar hoje também o Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) dos Servidores Municipais.

Além dos funcionários da Sanecap, protestam também na Câmara Municipal os funcionários da Prefeitura Municipal de Cuiabá, que querem a aprovação imediata do Plano de Cargos Carreiras e Salários.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet