Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Nossa Senhora do Livramento lança o caminhão de peixe

O município de Nossa senhora do Livramento foi o primeiro a receber o caminhão de pesca, através do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá. O veículo foi cedido pelo Ministério da Pesca a dois consórcios e à prefeitura da Capital, com o objetivo de fomentar a atividade de piscicultura. O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, participou do lançamento e ressaltou que a criação dos consórcios favoreceu todas as regiões do estado.


Na sua avaliação, a piscicultura é uma das atividades que precisa de todo o apoio, por ser a fonte de economia de muitos municípios. Segundo ele, é possível dar o suporte aos pequenos piscicultores, fornecendo alevinos e ração, além de garantir a venda ao consumidor. “Os municípios da baixada cuiabana precisam deste suporte”, afirmou.

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Zenildo Sampaio, enalteceu a presença do presidente da AMM no município e disse que o governo estadual precisa atender os apelos dos prefeitos, notadamente dos pequenos municípios. Zenildo frisou que o pequeno produtor da piscicultura deve ter uma diferença na aquisição da licença ambiental. “Não se pode cobrar o mesmo valor da licença entre o pequeno e um grande produtor da piscicultura”, disse ele.

Zenildo afirmou ainda que é um desafio muito grande colocar o peixe na mesa do consumidor a um preço abaixo do mercado. Ele salientou que o MT regional precisa dar mais apoio aos produtores. “Temos a obrigação de continuar este projeto. Vamos provocar o Governo do Estado para que olhe mais para esta região e a AMM tem um papel importante neste contexto”, alertou.

O prefeito de Jangada e presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, Valdecir Kemer, afirmou que o que o caminhão, cedido pelo Ministério da Pesca, vai permanecer na sede do consórcio que fica em seu município por questão de segurança, mas está à disposição de todos os prefeitos da região. “Os produtores foram mobilizados e estão aqui utilizando o equipamento. Vender o peixe para a população a preço mais acessível é o objetivo do consórcio”, observou.

O consumidor João de Assis Silva, ao adquirir o peixe no caminhão, disse que é uma grande oportunidade para a população. “Ter o peixe no valor de R$ 4,00 na porta de casa é muito bom. Geralmente nos supermercados e outros pontos pagamos até R$ 7,00 o quilo”, ressaltou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet