Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

esperança

Cuiabá supera média nacional de carro e Copa pode resolver trânsito

A frota de veículos de Cuiabá está acima da média nacional e está cada vez mais difícil as estreitas ruas da capital mato-grossense atenderem a demanda. Para se ter uma ideia, o Brasil tem um carro para cada seis habitantes, só em Cuiabá, baseado no censo de 2010, há um carro para cada três habitantes.


Em Cuiabá, a frota total registrada em julho chegava a 298.026. Dos quais 160.853 são carros e 63.386 motos. Sendo assim, levando em conta o total de veículos circulando na cidade, teremos, aproximadamente, um carro para cada dois habitantes. Não se pode deixar de lado a frota de Várzea Grande que tem cerca de 95 mil veículos, que também circulam na capital.

Na capital, as vendas no setor crescem constantemente. Entre os principais motivos, a estabilidade financeira da nova Classe C, o maior acesso ao crédito e as facilidades na hora da compra. Isso culminou em 16.020 novos veículos emplacados, só nos seis primeiros meses de 2011. Dos quais 8.413 automóveis, 2.370 são comerciais leves e 4.565 motos.

Os números mostram um crescimento de 4,88% da frota local, entre janeiro e junho de 2011. E até o final do ano é aguardado um aumento de 5 a 8%, segundo Paulo Boscolo, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv-MT). Se a expectativa se confirmar, em dezembro de 2011, serão 313.383 veículos circulando pelas ruas de Cuiabá. Resultando em um total de 1,62 veículos para cada morador da capital.

Entretanto, o crescimento da frota não é acompanhado pelo planejamento de trânsito da cidade. Há anos o trânsito em Cuiabá é caótico. Nos horário de pico leva-se por volta de uma hora para fazer um percurso que nos em outros períodos do dia se percorre em 20 minutos. Reflexo do alto fluxo de veículos. Além disso, os buracos existentes nas ruas aumentam em tamanho e número dia após dia.

Outro problema crescente é a falta de vagas de estacionamento no centro. Para tal, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Paulo Gasparoto alerta.

“Em curto e médio prazo, possivelmente não teremos mais estacionamentos nas ruas e estas, dados os acréscimos mensais de novos carros em circulação, serão apenas para transitar. Vamos imaginar que em dez anos teremos o dobro da atual frota, já que recebemos em média 10 mil carros novos carros a cada três meses”.

A solução - Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), os maiores problemas do trânsito devem ser resolvidos com as obras previstas para a Copa de 2014.

Dentre as quais, está a implantação de um sistema de transporte público de massa que atenda as regiões centrais da cidade.
Novas estações de ônibus serão construídas em pólos, como Coxipó, CPA e Porto. As linhas convencionais serão ampliadas conforme a necessidade, mas ficaram restritas às regiões periféricas da cidade. Dessa forma, haverá menos carros nas principais vias, tornando o trânsito mais rápido.

O secretário municipal de trânsito e transporte, Edivá Alves, reforça que os benefícios que a Copa do Mundo de 2014 trará para Cuiabá serão inúmeros.

“São obras e investimentos públicos e privados, que de outra forma levariam décadas ou poderiam nem mesmo chegar a acontecer. E Cuiabá, que nos últimos 25 anos ficou sem nenhum tipo de grande investimento ou obra para a área de trânsito e transporte, tem agora a oportunidade de corrigir este problema e obter os investimentos que necessita”, diz.

A proposta do novo sistema de transporte público é oferecer agilidade, conforto e praticidade. Desta forma, o cidadão daria prioridade a tal sistema e deixaria seu carro em casa, solucionando também o problema de vagas de estacionamento no centro da capital.

As informações são da CDL

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet