Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Política MT

cáceres

Após cassação, Ricardo Henry lidera pesquisa e prefeito aparece em 3º

Após cassação, Ricardo Henry lidera pesquisa e prefeito aparece em 3º
Uma pesquisa realizada no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) mostra que a população parece querer o retorno do ex-prefeito Ricardo Henry (PP), cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos e abuso de poder econômico. O levantamento foi realizado pelo Instituto Politéia Dados no período de 29 de junho a 02 de julho de 2011.


De acordo com o resultado, Henry lidera a pesquisa com 19% das intenções voto e na espontânea ele aparece com 32%. Já o atual prefeito, Túlio Fontes aparece tem preferência por 9% dos eleitores na espontânea e 9% na estimulada.

Como terceira via, aparece o nome de Adrianno Silva com 5% na espontânea e já está em segundo lugar na estimulada com 21% das intenções de voto.

O atual secretário de Estado de Saúde, deputado federal Pedro Henry (PP), aparece com 2% na espontânea. José Lacerda tem 2% na espontânea e 8% na estimulada, empatando tecnicamente com Tulio Fontes. Dr. Leonardo e Duda Barros empatam com 2% na espontânea, sendo que Duda aparece com 5% na estimulada. Vinte por cento dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.

A pesquisa foi realizada dentro de todos os padrões normativos de estatística. Foram entrevistadas 1.215 eleitores (2 % do universo de eleitores do município), sob as modalidades estimulada e espontânea, com uma margem de erro de 2% para mais ou para menos.

A coleta foi distribuída por todas as regiões da cidade, abrangendo os bairros Santa Rosa, Vila Irene, Cavalhada I, Cavalhada II, Junco, Rodeio, Cidade Nova, São Lourenço, Centro, São Miguel, São Luiz da Ponte, Santa Cruz, Loto, Santos Dumont, DNER e São Jorge.

A escolha foi feita com o intuito de abranger, de forma aleatória, o máximo do que a população possa oferecer de diversidade de opiniões, obedecendo a metodologia exigida pelas normativas de estatística como elemento imprescindível para que a pesquisa seja um retrato fiel da opinião pública.

A pesquisa foi realizada para avaliar a opinião da população sobre a qualidade das políticas públicas municipais, e para levantar o índice de avaliação das gestões do governo municipal e governo estadual.

Política públicas

O Instituto Politéa Dados também avaliou as políticas públicas do município e as ações em Educação parecem estar satisfatórias para a maioria da população. De acordo com a pesquisa, 1% do povo cacerense analisou como ótima, 11% fizeram uma boa avaliação, 54% avaliam como regular, 33% estão insatisfeitos e realizaram uma péssima avaliação e 1% dos entrevistados não souberam ou não respondera.

Por outro lado, a saúde municipal parece ser o “calcanhar de Aquiles” do prefeito e 67% da população analisaram como péssimo os serviços do setor. Enquanto, 5% fizeram uma boa avaliação e 27% regular. Ninguém avaliou como ótima e também não houve ausência de opinião a respeito, ou seja 0% de falta de opinião.

O saneamento também foi outro ponto de questionamento do instituto a avaliação também não foi muito boa, já que 53% dos entrevistados analisam como péssima a política de esgotamento da cidade. Apenas 1% dos entrevistados avaliaram como ótimo o nível do serviço no município, 11% fizeram uma boa avaliação e 34% avaliaram como regular e 53% como péssima, e 1% não souberam ou não responderam.

Peso do governador

O instituto preocupou-se ainda em analisar qual seria o peso do apoio do governador Silval Barbosa (PMDB). Na opinião de 48% da população eleitora o apoio do chefe do Executivo estadual tem influência positiva na hora do voto, sendo que, na opinião de 5% o apoio influência negativamente e 32% dos eleitores entendem que a influência do peemedebista é neutra na escolha do voto executivo municipal. Já 15% não responderam ou não souberam responder.

Avaliação estadual
Quanto à gestão do executivo estadual, 6% dos entrevistados avaliou como ótima a gestão de Silval Barbosa e 36% fizeram uma boa avaliação, enquanto 38% avaliaram como regular a gestão e 11% como péssima. Nove por cento não soube ou não respondeu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet