Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Caso Auro Ida

Inteligência da PF atua nas investigações da morte de jornalista

O serviço de inteligência da Polícia Federal (PF) já está atuando para elucidação do caso que envolve a execução do jornalista Auro Ida, de 53 anos, acorrida na última quinta-feira (21), no Bairro Jardim Fortaleza, em Cuiabá. De acordo com informações do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e Mato Grosso (OAB-MT), Cláudio Stábille, o superintendente do PF no Estado, Cezar Augusto Martinez, respondeu à solicitação feita pela OAB-MT e o Sindicato dos Jornalistas para que a Polícia ajudasse ou tomasse frente nas investigações do crime, já que Polícia Civil continua em greve.


Segundo Stábille houve uma conversa entre o secretario de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, e o superintendente PF, onde ficou acordado apoio entre as instituições para desvendar as motivações e quem foi o mandante do crime. As entidades de classe têm refutado a pré- conceituação do crime como sendo passional e lembra que o assassinato do jornalista pode ter motivação política, devido à investigação realizada por ele referente ao pagamento de precatórios por parte do governo do Estado, conforme o Olhar Direto já havia divulgado.

Há ainda informações de que autoridades ligadas ao governo do Estado estariam fazendo uma pressão velada para que o crime fosse tratado como passional. O repórter foi assassinado com cinco tiros, quando deixava a namorada em casa no bairro Jardim Fortaleza, em Cuiabá. Segundo o delegado dois homens numa bicicleta bateram no vidro do veículo, mandou que a garota saísse do carro e disparou contra o jornalista.

A hipótese de crime passional veio à tona já que Bianca Nayara, de 19 anos, namorada do jornalista, estava separada há três meses, e de acordo com vizinhos o homem não aceitava o fim do relacionamento. Garcia afirma que o foco da investigação agora deve ser as outras mulheres com as quais o repórter estaria se relacionando.

O jornalista Auro Ida, 53, era um dos mais experientes setoristas da cobertura dos bastidores da política mato-grossense e, atualmente, também colunista do site Olhar Direto. Ida é filho de agricultores que plantam soja em Lucas do Rio Verde, na região do Médio Norte de Mato Grosso.

Ele se formou em Jornalismo em 1981, na Universidade Federal do Paraná, e chegou em Cuiabá em 23 de abril de 1982 para trabalhar no jornal Correio da Imprensa. No final de 82, ele voltou para Naviraí, em Mato Grosso do Sul, para reencontrar os pais, onde ficou por oito meses.

Contudo, o Jornalismo falou mais alto e ele retornou para Mato Grosso em1983 para trabalhar na Rádio Industrial de Várzea Grande, depois foi para Câmara de Cuiabá ser coordenador de imprensa no órgão, e em 1989 foi para Jornal O Estado de Mato Grosso e, posteriormente foi para o jornal A Gazeta, por onde ficou por muitos anos.

Então, recebeu um convite para ser secretário de Comunicação do ex-prefeito Roberto França. Após deixar o cargo retornou ao Jornal Gazeta, de onde saiu para ser novamente secretário de Comunicação, mas desta vez na Câmara de Cuiabá. Ele também foi fundador do site Midia News e por último, era articulista do site Olhar Direto e consultor político.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet