Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

araguaia

Prefeito quer campanha para divisão de Mato Grosso

Foto: Reprodução

Prefeito de Querência vai lançar campanha em prol do estado do Araguaia. Será que agora vai?

Prefeito de Querência vai lançar campanha em prol do estado do Araguaia. Será que agora vai?

O presidente da Associação dos Municípios do Norte Araguaia (AMNA) e prefeito de Querência, Fernando Gorgen (PR), defendeu a realização de uma campanha em prol da criação do estado do Araguaia. Ele entende que a região é rica e pode se tornar uma das maiores fronteiras agrícolas do país e para ‘despertar esse leão', o republicano defende uma nova divisão de Mato Grosso.


Gorgen se animou em retomar esse assunto diante da movimento em prol da criação de mais dois estados com a divisão do Pará, que pode originar os territórios do Tapajós e Carajás. Antes, será convocado um plebiscito para ouvir a população paraense.

Segundo Gorgen, a região Norte Araguaia há muito tempo pede a criação do estado do Araguaia porém a idéia é sempre sucumbida por lideranças políticas da capital que são contra uma nova divisão do estado.

Entretanto, Gorgen explica que uma nova divisão não causaria prejuízos a Mato Grosso, porque diminuiria despesas e teria como o governo aplicar melhor os recursos contemplando outras regiões do Estado. O republicano está disposto a reunir prefeitos, vereadores e deputados simpáticos à proposta do estado do Araguaia.

“Vamos fazer uma campanha com adesivos, panfletos e outdoors para despertar esse sentimento na população”, completou.

O prefeito de Querência ressalta que a campanha depende da participação do povo para ganhar força e se tornar uma realidade. Sobre quais municípios estariam inclusos no novo Estado, Gorgen disse que o projeto capitaneado pela AMNA é diferente do anteprojeto do ex-senador Mozarildo Cavalcanti, que colocava Sinop no Araguaia e inclui os municípios localizado às margens do rio Araguaia. O novo Estado começaria em Alto Araguaia e iria até Vila Rica, na divisa com o Pará.

O prefeito ponderou que essas cidades estão à margem do progresso e criação do estado do Araguaia dará um novo ânimo para região. Gorgen disse que a idéia sai fortalecida do Norte Araguaia e deve ganhar força nos próximos dias no leste de MT.

O estado do Araguaia teria inicialmente 33 cidades: Alto Araguaia, Ponte Branca, Araguaínha, Ribeirãozinho, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Barra do Garças, Araguaiana, General Carneiro, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Canarana, Alto da Boa Vista, Nova Nazaré, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Santa Terezinha, Luciara, São Felix do Araguaia, Confresa, Porto Alegre do Norte, Gaúcha do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Cocalinho e Vila Rica. E mais os municípios goianos de Baliza, Bom Jardim e Aragarças que estão próximas ao rio Araguaia.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet