Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

NORTÃO

Lideranças de 11 cidades discutem compensação de usinas hoje

Prefeitos, secretários municipais, promotores, vereadores e outros representantes da sociedade civil organizada de 11 municípios do Nortão estão discutindo, hoje, em Alta Floresta (823 km de Cuiabá)...

Foto: Reprodução

Lideranças de 11 cidades discutem compensação de usinas hoje
Prefeitos, secretários municipais, promotores, vereadores e outros representantes da sociedade civil organizada de 11 municípios do Nortão estão discutindo, hoje, em Alta Floresta (823 km de Cuiabá), as compensações socioeconômicas e ambientais da construção de cinco hidrelétricas previstas para o Rio Teles Pires, entre Sorriso e a divisa com o Estado do Pará. É o “III Encontro Regional para Discussão das Usinas do Rio Teles Pires”.


O evento, que começou às 8h, é uma etapa importante no processo que vai garantir, aos municípios, alternativas para compensar e amenizar os impactos gerados pela construção das usinas hidrelétricas São Manuel (Paranaíta), Teles Pires (Paranaíta/Alta Floresta), Foz do Apiacás (Apiacás/Paranaíta), Sinop (Sinop/Cláudia), Colíder (Colíder e Nova Canaã) e, Salto Magessi (Sorriso).

Uma das preocupações dos gestores públicos da região é garantir investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura para atender a demanda gerada pela construção das usinas no complexo Hidrelétrico Teles Pires, informa a assessoria de comunicação da Prefeitura de Alta Floresta.

Participam das discussões representantes dos municípios de Alta Floresta, Sinop, Colíder, Sorriso, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte. O evento é aberto a toda comunidade.

A prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura (PDT), fará a apresentação do termo de compromisso entre as prefeituras de Alta Floresta e Paranaíta, com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP). Também haverá exposição sobre o andamento do projeto UHE Teles Pires no município de Paranaíta, por parte do prefeito Pedro Miyazima e do representante da CHTP, José Piccolli Neto.

Os promotores Marcelo Vachiano e Hellen Uliam Kuriki vão expor o posicionamento do Ministério Público Estadual. Em seguida, haverá abertura de espaço para questionamentos da sociedade.

Às 13h30, será a vez do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia se manifestar, por meio do prefeito de Colíder, Celso Banaseski (PR), e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Alto Teles Pires, representado pelo prefeito de Sorriso, Clomir Bedin, o “Chicão” (PMDB).

Também terá uma palestra sobre a metodologia para acompanhamento dos impactos positivos e negativos nos municípios durante a realização da obra, ministrada pelo professor universitário Thiago Marrara de Matos. No final do encontro, será elaborada a “III Carta Teles Pires”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet