Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Técnicos da Jucemat e MT Fomento ministram palestras durante a Feira do Empreendedor

Sabe aquela ideia que você está matutando há tempo e que ainda não saiu do papel? Pois bem, um conjunto de ações acontece no Centro de Eventos do Pantanal até domingo (21.08), durante a realização da Feira do Empreendedor. São palestras e oficinas voltadas para o empreendedor, independente da área de atuação, que poderão fomentar projetos ainda embrionários. A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) e a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), são alguns exemplos presentes no evento.


No caso da Jucemat a abordagem do tema trata do Processo de Abertura de Empresas e Alterações Empresariais. O objetivo é municiar o Empreendedor Individual e microempresário de informações, tirando as dúvidas e orientá-los caso desejem abrir um negócio. É uma área que ainda gera muitos questionamentos para o empreendedor, explicou Roberto Peron, presidente da Jucemat, responsável pela palestra que será proferida no sábado (20.08), das 16h às 16h30, no Espaço do Conhecimento.

O conteúdo também foi apresentado pelo secretário Geral da Jucemat, João Gilberto Teixeira Calvoso, para o público do primeiro dia da Feira (18.08). Na oportunidade várias dúvidas foram sanadas, entre elas como constituir, alterar e extinguir o Empreendedor Individual (EI).

Um dos exemplos narrados foi de um aposentado que se inscreveu no Empreendedor Individual e posteriormente foi notificado pelo INSS que perderia a aposentadoria.

Pontuamos sobre a responsabilidade no processo para não ter problemas futuros. O tempo é muito curto para falar do assunto, o tema é abrangente. Os participantes recebem uma noção do processo, uma pincelada do que é. Mas podem procurar a Jucemat para mais esclarecimentos, explicou João Gilberto, ao pontuar que no Espaço do Conhecimento, onde estão acontecendo as palestras, não sobram vagas.

A Jucemat está vinculada a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e a MT Fomento a vice-governadoria.

MT FOMENTO

Produtos e Serviços para Empreendedor Individual e Microempresa é o tema da palestra que a técnica de Fomento da MT Fomento, Saula Rodrigues da Cruz, ministrará no domingo (21.08), das 15h às 15h30, no Espaço do Conhecimento, Pavilhão do Centro de Eventos do Pantanal. Outras duas (palestras) extras foram inclusas para atender as equipes dos Centros de Atendimento Empresarial (CAE) e o segmento de jóias.

O conteúdo traz um resumo das Linhas de Crédito disponibilizadas pela MT Fomento a diversas áreas. Mas ganhou ênfase a Linha do Empreendedor Individual (EI), criada especialmente para atender o público do EI. É uma linha em que o empreendedor tem vantagens como de adquirir máquinas e equipamentos, matéria-prima e capital de giro, com condições de pagamento de até 60 meses, a juros de 1% ao mês e carência de 6 meses para começar a pagar. O limite de crédito está a critério do faturamento dele, não há um valor fixado, explicou Saula.

Das duas palestras extras (fora da programação) sobre o tema, requeridas à MT Fomento, uma delas acontecerá no sábado (20.08), às 13h30, num dos Auditórios do Centro de Eventos do Pantanal, direcionada para o segmento de jóias.

A outra foi na sexta-feira (19.08) para público do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) que atendem nos municípios.

Interessados sobre o assunto podem procurar a sede da MT Fomento, na Avenida Barão de Melgaço, 3565, em Cuiabá.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet