Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

EM BRASÍLIA

Silval tenta convênio com Ministério para obras urbanas

Foto: Secom/MT

Silval tenta convênio com Ministério para obras urbanas
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), reuniu-se com o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) para discutir a construção de travessias urbanas de Cuiabá, Rondonópolis e de Barra do Garças. Segundo o coordenador da bancada federal de MT, Wellington Fagundes (PR/MT). Também foram discutidas as obras de duplicação das BRs 163/364 entre Rondonópolis a Posto Gil.


De acordo com o deputado mato-grossense, que acompanhou o governador na reunião, o primeiro assunto foi a questão de um acordo de um convênio feito entre o Ministério dos Transportes com o Estado para execução das obras de interseção como trincheiras e viadutos nas BRs 364, 163 e 070 passam por dentro do município de Cuiabá.

Caso o convênio seja firmado entre o executivo federal e o estadual, o cronograma da obra prevê termino em até 24 meses ao custo de R$ 450 milhões com as desapropriações de imóveis, podendo aumentar de acordo com as estimativas de preço no mercado imobiliário, segundo apurou o Olhar Direto.

“Conveniando essa obra hoje, ele deve ficar pronta até 2013”, pontuou o deputado republicano.

Outro ponto discutido entre Silval e Passos é a autorização do ministro para que o Ministério dos Transportes possa analisar os projetos de nove trechos de duplicação da rodovia que liga Rondonópolis a Posto Gil.

O primeiro trecho que liga os municípios de Posto Gil até Rosário já está licitado e as obras estão aceleradas, segundo o deputado. Os projetos dos outros oito trechos já estão em fase de aprovação na Unit, mas estão parados devido a crise que ocorreu no Ministério dos Transportes recentemente.

Ainda segundo o parlamentar republicano, dois trechos críticos que o governador sugeriu como prioridade nas licitações foram os dois lotes entre a Serra de São Vicente e Cuiabá, e outro entre os municípios de Juciara e Jucimira.

“Esses dois trechos seriam prioritários, pois ajudaria mais a logística de transporte no Estado, mas a idéia é licitar todos ao mesmo tempo”, explicou Fagundes.

O terceiro ponto discutido na reunião em Brasília foi sobre um convênio entre o Estado e a União, inclusive com verba de MT para a construção de duas pontes (400 metros) e do anel rodoviário (20 km de estrada) que passarão em volta do município de Barra do Garças. A passagem urbana é considerada prioritária devido ao crescimento na produção na região do Vale do Araguaia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet