Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

AL faz mutirão pela cidadania no Hospital do Câncer de Cuiabá

A Assembleia Legislativa,por meio da Sala da Mulher, do Espaço Cidadania “Papa João Paulo II” e da Defensoria Pública em parceria com a Associação de Voluntários Giorgio de Almeida Souza (AVOGAIS) um mutirão da cidadania – para a confecção de documentos pessoais - nas dependências do Hospital do Câncer de Cuiabá.

A Assembleia Legislativa,por meio da Sala da Mulher, do Espaço Cidadania “Papa João Paulo II” e da Defensoria Pública em parceria com a Associação de Voluntários Giorgio de Almeida Souza (AVOGAIS) um mutirão da cidadania – para a confecção de documentos pessoais - nas dependências do Hospital do Câncer de Cuiabá.


Entre os documentos confeccionados estão títulos de eleitor, carteiras de identidade, carteira de trabalho. À Defensoria Pública, foram encaminhados e resolvidos assuntos da esfera jurídica. O hospital atende entre 28 mil a 30 mil pacientes ao ano – em cirurgias, internações e consulta. Cerca de 99% são pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde.

Durante os dois dias de mutirão, segundo o gerente do Espaço Cidadania, Benedito Kleber Figueiredo, o atendimento ultrapassou a marca dos 300 documentos confeccionados. Quinta-feira(16), por exemplo, foram feitas 88 carteiras de identidade, para pacientes e acompanhantes, além de moradores próximos ao HC.

Quem aproveitou o mutirão da cidadania foi o funcionário do Hospital do Câncer, Thiago Machado. Ele renovou a carteira de identidade. “O documento está muito velho, resolvi tirar a segunda via”. O mesmo aconteceu com Glaucia, moradora do bairro CPA. “É a chance, de forma gratuita,para renovar minha carteira de trabalho”. O único documento produzido na hora é a carteira de trabalho. Já os outros documentos têm um prazo de sete dias para a entrega.

A presidente do Hospital do Câncer de Cuiabá, Maria Elisabeth Meurer Alves, afirmou que a ação foi bastante positiva e que já está pleiteando uma segunda etapa, prevista para o próximo semestre.

“É uma parceria que precisa ser repetida, porque temos muitos pacientes flutuantes – pessoas de outras cidades – e que não têm condições financeiras para retirar a segunda via dos documentos. É uma parceria que deu certo”, disse Elisabeth Meurer.

Para a procuradora da Defensoria Pública da Assembleia Legislativa, Danielle Vilas Boas Biancardini, a procura por atendimentos é porque a maioria dos pacientes não possui documentos para pleitear os benefícios sociais e governamentais. Isso fez com que a Assembleia tomasse a iniciativa de realizar outra ação, de mesmo cunho social, no próximo semestre. “Estou assustada ao verificar que à população está carente de documentos pessoais”, observou Danielle Biancardini.

A presidente da AVOGAIS, Elvira Palma Arruda Costa, disse que o mutirão surgiu da necessidade de um paciente de 16 anos de idade, mpossibilitado de ir à Delegacia Regional do Trabalho, para retirar a segunda via da Carteira de Trabalho, a fim de receber os benefícios que a lei assegura às pessoas portadoras de câncer.

“A parceria entre a Assembleia Legislativa, a AVOGAIS e o Hospital do Câncer deu certo, por isso pretendemos realizar um outro mutirão no próximo semestre. A necessidade é porque a rotatividade de pessoas, aqui é muito grande”, destacou Elvira Costa.

De acordo com Benedito Kleber Figueiredo, mais uma vez a Assembleia Legislativa vai ao encontro dos problemas enfrentados pela população e por isso trouxe para o Hospital do Câncer todos os serviços prestados pelo Espaço Cidadania.

“A Mesa Diretora não tem medidos esforços para levar até ao cidadão os benefícios sociais. Por isso esse trabalho obteve 100% de sucesso. Aqui, por se tratar de uma população flutuante, faremos um retorno no próximo semestre”, disse Benedito Figueiredo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet