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Segunda-feira, 13 de maio de 2024

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Rotativo Rondon

Sistema de estacionamento pago é aprovado pela Câmara

Foto: Assessoria

Estacionamento pago na região central vai tornar mais fácil encontrar vaga

Estacionamento pago na região central vai tornar mais fácil encontrar vaga

Após oito emendas ao projeto inicial, vereadores de Rondonópolis aprovaram o projeto de lei que cria o sistema de estacionamento pago por meio de parquímetros “Rotativo Rondon”. O projeto é de autoria do Executivo Municipal, mas recebeu emendas modificativas e aditivas dos vereadores, entre elas a delimitação da área que deve receber a implantação do novo sistema.


De acordo com o projeto original, a implantação do Rotativo Rondon ocorreria em três etapas: a primeira abrangeria a área compreendida entre as avenidas Marechal Rondon e Cuiabá, a segunda, entre as avenidas Cuiabá e Bandeirantes; e, a última, da Bandeirantes a Presidente Kennedy. Agora a área foi ampliada, podendo o sistema ser implantado entre as avenidas Dom Wunibaldo até a Presidente Kennedy, e as ruas Pedro Ferrer e Floriano Peixoto, também a ser instalado por etapas.

Os parlamentares acrescentaram uma emenda suprimindo o artigo 11 do projeto original, que tirava do município e da empresa exploradora qualquer responsabilidade sobre os veículos que farão uso do Rotativo Rondon. “Haverá sim a responsabilidade por parte do município e da empresa vencedora da licitação quanto aos veículos que utilizarem do Rotativo Rondon em casos de roubos ou outros danos”, explicou o presidente da Câmara, Ananias Filho.

Também foi decidido pelos parlamentares que apenas uma empresa poderá explorar o sistema de estacionamento pago, escolhida por meio de processo licitatório. Outro ponto apresentado pelos parlamentares locais é o prazo de cinco dias úteis para que o condutor do veículo possa recorrer em caso de notificação e a continuidade da delimitação de vagas para táxis e moto-táxis.

O projeto segue para a sanção do prefeito José Carlos do Pátio. Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Rodrigo Lugli, o Rotativo Rondon deve ser implantado dentro de quatro a cinco meses.

A criação de um sistema de estacionamento pago, com o objetivo resolver o problema de falta de vagas na região central da cidade, foi acordada entre o Poder Público Municipal, Conselho de Transportes e Trânsito e entidades de classe, como Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A Câmara também aprovou a criação do Fundo Municipal do Trânsito. Os recursos arrecadados com o Rotativo Rondon deverá ser destinado para este Fundo, assim como o dinheiro arrecadado com o pagamento de multas de trânsito e com as atuações da Setrat no município, assim como 10% dos recursos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
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