Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Educação

Educação

Lula inaugura dois campi do IFMT no interior de Mato Grosso

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), antigo Cefet, inaugura no próximo dia 24 mais dois campi no Estado, em Pontes e Lacerda e Campo Novo do Parecis. O evento de inaguração está previsto para acontecer do campus de Campo Novo e irá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de videoconferência, do governador  Blairo Maggi, deputados, senadores e outras autoridades.


O campus de Campo Novo já atende a 315 estudantes, mas deve ter 1,2 mil alunos até o final de 2011.  A instituição oferece quatro cursos, sendo dois de nível médio e dois de nível superior. Os de nível médio são técnicos em agroindústria e agropecuária e os de nível superior são em engenharia agronômica e licenciatura em matemática.

O campus de Pontes e Lacerda deu início às atividades no dia 13 de outubro de 2008, com início de cursos técnicos e Licenciatura em Física. Em novembro do mesmo teve início da especialização – Proeja. Em fevereiro deste ano começou o ano letivo 2009, com solenidade de posse do Reitor José Bispo Barbosa e dos diretores gerais dos campi. A diretora do IFMT em Pontes e Lacerda é a professora Glaucia Mara de Barros.

O campus já possui 304 alunos e atende a 19 municípios da região. Os cursos oferecidos na cidade são Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Secretariado Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio Modalidade PROEJA, Técnico em Edificações, Técnico em Secretariado e Licenciatura Plena em Física. O quadro de docentes é formado por 25 profissionais, dos quais 10 são mestres.

As novas escolas estão sendo construídas desde abril de 2005, quando foi iniciada a expansão da Rede Federal. Até então, o país contava com 140 escolas técnicas federais. No final de 2010, serão, no mínimo, 354 instituições federais de educação profissional. Ao todo, estão sendo investidos R$ 1,1 bilhão na construção e reforma das unidades. Desse total, R$ 400 milhões já foram empenhados.

História

Neste ano de 2009 a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completa seu centenário. Em 1909 foi inaugurada a Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso. Em 1937 passou a ser o Liceu Industrial de MT. Já em 1942 transformou-se na Escola Industrial de Cuiabá e, em 1968 virou o CEFET – MT, que permaneceu com o mesmo nome até ano passado, quando, pela Lei n.11.892 - 29/12/2008 – foi criado o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT .
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet