Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Gordura zero

Rondonópolis adota programa de combate à obesidade

Foto: Reprodução/Ilustração

Rondonópolis adota programa de combate à obesidade
A partir deste mês a secretaria de Saúde de Rondonópolis fará um levantamento na cidade para descobrir a quantidade de pessoas obesas. O passo seguinte será encaminhar essas pessoas para tratamento da doença, e nos casos mais graves, como de obesidade mórbida, recorrer à colocação de balão intragástrico ou mesmo a cirurgia de redução de estômago.


A gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, Mariúva Valentin Chaves, que participou de uma reunião em Brasília, na semana passada, explicou que a determinação do Ministério da Saúde é que os programas de combate a obesidade sejam implantados e comecem a funcionar a partir do próximo ano.

“Cerca de 64% da população brasileira está acima do peso. Vamos fazer levantamento para detectar a população obesa de Rondonópolis. A partir do próximo ano as pessoas com obesidade serão tratadas nas unidades de saúde, assim como fazemos no caso dos programas de diabetes e hipertensão. Os pacientes serão encaminhados para fazer atividades físicas, acompanhamento com nutricionistas, encaminhados a médicos ou mesmo para intervenção cirúrgica”, explicou.

Da mesma forma que os agentes comunitários de saúde visitam as residências e descobrem casos subnotificados de diabetes e hipertensão, vão começar a identificar grupos de obesos. Nos postos de saúde as pessoas serão submetidas a verificação do Índice de Massa Corpórea obtida utilizando o peso e altura e depois encaminhadas ao tratamento mais adequado conforme o grau de obesidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet