Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

crime

Pedofilia surpreende população de Barra do Garças

A Assembleia Legislativa, por meio da Sala da Mulher, participou nesta do 1º Ciclo de Palestras promovido pela Procuradoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Barra do Garças. A representante da coordenadora da Sala de Mulher, Tânia Arantes, explicitou os números dos crimes praticados diariamente em Mato Grosso e no Brasil que estão relacionados à pedofilia e surpreendeu a plateia de populares na Univar (Faculdades Unidas Vale do Araguaia).


O ciclo se encerra nesta sexta e foi coordenado pelo promotor Mauro Poderoso de Souza, titular da Vara da Infância e Improbidade com iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça; Ministério Público e Promotoria de Justiça local, além da Prefeitura. “Aproximar a sociedade sobre os diversos temas abordados visando métodos preventivos e possibilitar mais informações para um número maior de pessoas”, explicou Poderoso, lembrando que um dos objetivos do ciclo é “Quebrar paradigmas existentes em todas as classes sociais”.

A Assembleia Legislativa enviou a gestora de gabinete Maria Helena Caramelo representando o deputado Riva (presidente) e Tânia Arantes representando Janete Riva – coordenadora da Sala da Mulher. “Entendemos que, para ampliar a rede de proteção às crianças e adolescentes, é necessária a participação de toda a sociedade”, assinalou Tânia Arantes ao iniciar a palestra “Proteção e Amor” e justificou: “A Sala da Mulher se faz presente como uma extensão da Casa de leis promovendo cidadania. Estaremos a colaborar onde for necessário”.

Ela lembrou também da campanha de enfrentamento iniciada pela Sala e da luta do deputado Riva ao reforçar os recursos logísticos dos conselhos tutelares. “O deputado Riva e dona Janete são muito ligados as estas questões. Trabalhou junto a todos os deputados e conseguiu destinar um veículo para cada conselho ampliar o raio de ação em favor das crianças, do adolescente, do jovem, em fim, da família”, disse.

Os números são grandes e, inevitavelmente, preocupantes, alertou Tânia ao informar que a cada oito minutos uma criança é molestada. “Num levantamento da PRF [Polícia Rodoviária Federal] foi detectado que existem 1.820 pontos de exploração sexual nas rodovias envolvendo crianças e adolescentes. Imaginem que os números, no lar, por intermédio de parentes e pessoas próximas chegam a 90% de todas as ocorrências registradas. E não é apenas o homem, o causador dessa tragédia. A mulher também engrossa os percentuais dessa doença, a pedofilia”, observou.

No ranking de incidência sobre os abusos sexuais o município de Alta Floresta desponta como o grande vilão seguido de Campo Verde; Cuiabá, incluindo Barra do Garças com 53 ocorrências levantadas. A impunidade forçada pelo medo de denunciar também é grande. De 70 a 80% os casos ocorrem contra meninas. Contra os meninos o percentual já é de 30% e atinge a faixa etária entre 02 e 10. Os abusadores são 80% homem e 20% mulher.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet