Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Barra do Bugres tem o maior programa habitacional da história

Deixar de pagar aluguel é o sonho da maioria dos brasileiros e quando surge a possibilidade de transformar este sonho em realidade isto se torna motivo de alegria e comemoração. Mas nem todos têm a oportunidade de assumir uma dívida para pagar um financiamento durante anos.


Em Barra do Bugres o sonho de ter a casa própria vem se tornando realidade nos últimos 3 anos e o melhor disso tudo é que os felizardos não precisam pagar prestação, apenas pegar a chave e entrar na nova casa. Para participar da seleção das mordias é preciso estar cadastrado no CAD Único. Depois o Conselho Municipal da Habitação faz a seleção das famílias carentes.

O maior programa habitacional da história de Barra do Bugres já conseguiu recursos para a construção de mais de 400 novas moradias, beneficiando assim a população de baixa renda. O prefeito Wilson Francelino já entregou 120 casas pulverizadas, ou seja, executadas em diversos pontos da cidade – a pessoa tinha o terreno e nele foi construída a nova moradia. Do total de casas pulverizadas entregues a população, 60 foram finalizadas pela atual administração. Esta conquista só foi possível graças ao empenho da administração Wilson Francelino e da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, responsável por fazer o levantamento das famílias carentes que necessitam de moradia.



Canteiro de obras



No Jardim Imperial, fundos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), 60 casas estão em fase final de construção e em breve os proprietários, que já foram sorteados, recebem as chaves e fazem a mudança. O residencial se chamará Renê Barbour e as casas do Programa Minha Casa, Minha Vida foram construídas em terrenos de 200 metros quadrados.

Ainda no Residencial Renê Barbour outras 200 famílias serão contempladas com a casa própria do Programa Tô Feliz. O município já fez a contrapartida realizando as obras de infraestrutura, faltando apenas o governo do Estado liberar os recursos para iniciar a construção das casas. Nesta quarta-feira (30) o prefeito Wilson Francelino esteve em Cuiabá com o secretário estadual das Cidades, Ernandy Maurício Baracat Arruda, para assinar novamente o convênio com o governo do Estado. Para que as obras comecem, falta apenas o governo assinar a ordem de serviço.

No Residencial Renê Barbour, a Prefeitura de Barra do Bugres comprou o terreno e realizou as obras de infraestrutura como terraplanagem, rede de água e iluminação pública.



Quilombolas



Outro projeto em andamento irá beneficiar 13 famílias quilombolas, da comunidade do Baixius. O pedido da comunidade era de 50 unidades habitacionais, foram pré-aprovadas 13, faltando agora a análise final da Caixa Econômica Federal para que o projeto seja aprovado. Se o parecer da Caixa for favorável é preciso esperar a liberação dos recursos para iniciar a construção. A Prefeitura de Barra do Bugres, por meio a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, atendeu pedido da comunidade para construir as casas populares e foi em busca do projeto e dos recursos para sua viabilidade. Outras 24 casas da comunidade quilombola aguardam parecer do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial.

Mais 32 famílias, moradoras em área de risco da enchente, também serão beneficiadas com a casa própria. As moradias serão construídas na estrada de acesso a Lambari D´Oeste. Nos próximos dias a Caixa Econômica libera o projeto aprovado e em seguida será feita a licitação. As casas são um parceria entre a Prefeitura de Barra do Bugres, Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

Em todos estes projetos, os contemplados com as casas não pagam prestação.

Mais recursos

E se depender do prefeito Wilson Francelino o número de famílias beneficiadas com a casa própria irá aumentar ainda mais em 2012. Segundo ele, a administração irá em busca de mais recursos para a construção de novas moradias, principalmente as pulverizadas.

Para Wilson Francelino a construção de tantas casas representa o sonho da administração junto com a sociedade e também uma conquista para Barra do Bugres. “A casa é mais que uma construção é a estrutura da célula familiar e significa que vamos ter um povo com tradição e qualidade de vida e as famílias terão a garantia da sua continuidade” observa Wilson Francelino. “Família é a base de tudo e por isso pensamos sempre no melhor para as famílias”, acrescenta. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet