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Domingo, 12 de maio de 2024

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Duplicação 163/364

Dnit vai apurar causas de rachaduras em obra de BR

Foto: Assessoria

Na reunião, Dnit foi cobrado pelas fissuras no asfalto de obra ainda não concluída

Na reunião, Dnit foi cobrado pelas fissuras no asfalto de obra ainda não concluída

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, garantiu que tomará medidas para apurar as denúncias da má qualidade do asfalto da obra de duplicação da BR-163-364 no trecho urbano de Rondonópolis. A obra, de 13,5 km da travessia urbana, está em execução há três anos e, mesmo sem chegar ao fim, já possui trechos deteriorados.


“Tem problema? Tem. É do projeto? É da execução? É no tráfego? São muitas as hipóteses”, disse Garcia. Já foram identificadas anomalias do pavimento que está trincando, provocando buracos e admitiu que isso remete a falhas, porém não há como detectar o motivo a olho nu.

O superintendente apresentou, durante reunião com o secretário municipal de Infraestrutura, Ronaldo Uramoto, comitê Pró-Rodovias e vereadores um plano de trabalho e e comprometeu-se a verificar as denúncias e informou que serão retiradas amostras do asfalto feito, que serão enviadas para análise, de forma a investigar todas as camadas de pavimento.

As análises seriam feitas por empresas que estavam responsáveis por fiscalizar a execução das obras na travessia urbana da BR 364/163 no município, como Maia Melo Engenharia e Diefra Engenharia e Consultoria. Há três empresas contratadas para fiscalização da obra contratadas pelo Dnit, Prefeitura de Rondonópolis- executora da obra - e a Construtora Objetiva, responsável pela pavimentação.

O presidente da Câmara, Ananias Filho (PR), questionou se o resultado dessas amostras não poderia ser tendencioso, por se tratar de empresas envolvidas no processo. Diante disso, o superintendente do DNIT não descartou a possibilidade de contratar uma consultoria externa. “Primeiramente eu tenho que questionar as contratadas, se os resultados deles não nos convencerem nós podemos, sim, contratar uma empresa externa, mas, antes disso eu parto do princípio que deve esclarecer os fatos quem era a responsável por fiscalizar”, explicou.

O resultado da análise deve ser estar pronto dentro de 30 dias, enquanto isso, as obras estão paralisadas. Ele ainda afirmou que as obras terão que ser refeitas e que os custos adicionais deverão ser arcados pelos responsáveis pelos erros. “Se for detectado que o problema aconteceu na execução, os custos serão da empresa que executou as obras, se o erro for constatado no projeto, o DNIT vai corrigir e apurar o que aconteceu para responsabilizar quem é de direito”, assegurou.

Duplicação

Luiz Antônio Garcia, afirmou que os recursos para a duplicação do trecho da rodovia BR-364, que liga Rondonópolis a Cuiabá, já estão garantidos e que as obras devem ter início ainda esse ano. Ao todo são R$ 190 milhões para a execução da duplicação.
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