Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Eleitor, procure a Justiça Eleitoral antes do carnaval e evite filas

Se você vai completar 16 anos antes das eleições de outubro deste ano, já pode tirar seu primeiro título eleitoral e votar nas eleições municipais. Os cartórios eleitorais de Mato Grosso estão estruturados para atender os eleitores com conforto, comodidade e sem filas. Mas não deixe para a última hora. Aproveite para procurar o cartório eleitoral antes do carnaval. O alerta também vale para os eleitores que precisam fazer a transferência de domicílio ou regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral.


O alistamento eleitoral (confecção do primeiro título) é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos. Já a transferência do título deve ser feita pelo eleitor que mudou de cidade.

Vale lembrar que o eleitor que não votou e nem justificou a ausência, em qualquer dos turnos, nas eleições gerais de 2010 deve procurar o cartório eleitoral para regularizar sua situação. Em Cuiabá, o atendimento fica na Casa da Democracia, prédio anexo à sede do TRE, na avenida Rubens de Mendonça (CPA), número 4.750, bairro Bosque da Saúde. Em Várzea Grande, a central de atendimento aos eleitores fica na Avenida Couto Magalhães, número 744.

Os documentos necessários para emissão do primeiro título eleitoral são RG, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos.

Para a transferência do título é necessário que o eleitor resida na nova residência há pelo menos três meses e já tenha completado um ano de sua inscrição ou última transferência, ou seja, se o eleitor transferiu ou emitiu o título há menos de um ano atrás, ele tem que aguardar atingir o prazo, de um ano, para fazer a nova transferência.

Além disso, é necessário levar ao cartório eleitoral o documento de identidade, o comprovante de endereço recente, título de eleitor (se tiver), os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores.

Os documentos necessários para a regularização do título são RG, título de eleitor e comprovante de endereço recente.

No site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso há os telefones e endereços dos 60 cartórios eleitorais de Mato Grosso. Acesse pelo menu principal/Institucional/ Telefones dos Cartórios Eleitorais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet