Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Campanha pela vida: Hospital Santa Rosa faz campanha de doação de sangue

No Brasil, com mais de 190 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde, seria necessário que entre três a cinco por cento da população deveriam doar sangue para manter os bancos de sangue prontos para socorrer qualquer pessoa que necessite de sangue com urgência. No entanto, pouco mais de 1.76% são conscientes dessa necessidade o que resulta na coleta insuficiente. O país precisa de 5.500 bolsas de sangue por dia.


Com o objetivo de promover a conscientização para aumentar o número de doadores e ao mesmo tempo fazer a coleta, o Hospital Santa Rosa por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e o Hemosan, instituição com 14 anos de existência em Mato Grosso, promovem a campanha de doação de sangue entre os funcionários, parceiros e a população de modo geral. A campanha se realiza nesta sexta-feira, das 8hs as 17h, no auditório do Hospital.

“A doação de sangue tem justamente o objetivo de salvar a vida de pessoas que sofreram acidente de trânsito, cirurgias, portadores de leucemia e em várias outras situações e todos aqueles com boa saúde podem fazer a sua parte doando sangue, promovendo cidadania, o sentimento de solidariedade, fraternidade e salvando vida”. Explica a presidente da CIPA do Hospital Santa Rosa Eli Soares.

Qualquer pessoa saudável, entre 18 a 65 anos e com peso acima de 50 quilos pode fazer a doação. Só estão impedidas as que sofreram determinadas doenças como malária, hepatite, doenças de chagas, sífilis e HIV.

O destino do sangue doado

O sangue coletado nos doadores será separado em partes (Concentrado de Hemácias, Plasma, Concentrada de Plaquetas e Crioprecipitado) e será usado em pacientes que necessitam de transfusão sanguínea.

A coleta de sangue nessa campanha será feita por técnicos especializados e acompanhamento de enfermeiros, que vão orientar cada doador com antecedência e acompanhar para que todo o procedimento possa ser feito sem susto. Os que não passaram por processo pode ficar despreocupados. Normalmente não há qualquer reação, apenas uma leve queda de pressão entre os mais nervosos.

Recomendações:

Quem doa sangue deve evitar bebida alcoólica e alimentos muito pesados 24 horas antes e após a doação deve ingerir bastante líquido, evitar pegar peso nas próximas 24 horas. O mais importante, porém é ter certeza que a partir das primeiras gotas de sangue o doador estará aumentando as chances de uma pessoa com risco de morte ser salva. É a atitude que vale muito mais que qualquer outra que possa ser feita pelo bem comum.

Quem necessitar de mais informações pode tirar dúvidas pelo telefone 3618-8470 ou 3621-6667 no Hemosan.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet