Olhar Direto

Domingo, 12 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Polícia Judiciária Civil apresenta balanço das ações de 2011

A produção anual das delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso foi tônica da 1ª Reunião Gerencial, nesta sexta-feira (10.02), com diretores, delegados regionais, titulares de delegacias da região metropolitana, investigadores, escrivães, técnicos e chefes de setores da área administrativa. No encontro, as diretorias da Instituição apresentar o balanço às atividades executadas pelas unidades policiais em 2011, discutiu a produtividade e os índices criminais. Cada diretoria apresentou seu planejamento operacional para ano de 2112.


O encontro reuniu cerca de 100 servidores da PJC, no auditório da Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol). Na abertura, o delegado geral em substituição, Sebastião Finotto da Silva, agradeceu a presença de todos e discorreu sobre a importância das reuniões para desenvolver metas de melhorias.

“Aqui são divulgados dados estatísticos referentes ao exercício de 2011, com destaque ao número de boletim de ocorrências, TCOs, inquéritos policiais instaurados e concluídos. Em cima disso, é que analisamos o mapa de criminalidade por circunscrições e planejamos as ações para 2012”, destacou Finotto.

Na sequência o delegado da Diretoria de Inteligência, Marcelo Felisbino Martins, apresentou o planejamento da Inteligência para o ano de 2012. “O intuito dessa diretoria é desenvolver várias ações de inteligência, como visitas técnicas, capacitação, expansão de sistemas, workshop, encontro nacional, implantação de inteligência, cursos, ampliação de núcleos nas unidades policiais, inclusive no interior do Estado e operações”, explicou.

O diretor do interior, Aldo Silva da Costa, mostrou o balanço das operações realizadas em 2011, contento números de cumprimento de mandados de prisões, buscas e apreensões, instauração e conclusão de inquéritos policiais, apreensões de armas e drogas, confecção de termos circunstanciados de ocorrência (TCO) por delegacia.

O diretor também destacou resultado alcançado na Campanha de Natal de 2011 no interior e ressaltou o desempenho da Regional de Rondonópolis. Costa mostrou comparativo do efetivo atual da Polícia Civil nas Regionais com os números de habitantes, de municípios, calculado por quantidade de delegados, escrivães e investigadores.

Ainda pela manhã, a psicóloga Karina Franco Moshage, da Secretária Estadual de Educação (Seduc), ministrou a palestra motivacional com tema Gestão de Conflitos, que fala dos conflitos da pessoa na vida profissional e pessoal, como a ansiedade, frustração, mudanças estruturais, falhas de comunicação, relação interpessoal, do princípio “ação reação”. Ao decorrer da palestra, Karina apresentou um vídeo onde todos participaram.

O trabalho das delegacias de Cuiabá, Várzea Grande e adjacentes foram apresentados pela Diretora Metropolitana Adjunta, Silva Virgínia Biagi Ferrari, que ressaltou os principais crimes, planejamento e logística para as próximas operações.

Conforme Sílvia, a Diretoria disse que haverá reforço nas delegacias durante o período de carnaval, principalmente nas cidades do Vale do Rio Cuiabá, como Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger. “Queremos dar aos foliões mais segurança e prestar bom serviço às sociedade”, disse.

Para fechar o período matutino, A Diretora Adjunta da Acadepol, Beatriz Fátima Figueiredo Rabel, explanou sobres o calendário das capacitações de 2012. Os cursos oferecem oportunidade para qualificação, treinamento e atualização direcionados aos policiais civis.

No período da tarde, a Coordenadoria de Tecnologia de Informações (TI), por meio da Gerência de Estatística, apresentou os dados de criminalidade por região, destacando as principais ocorrências com gráfico comparativo aos anos 2009, 2010 e 2011.

O Corregedor Geral, Gilmar Dias Carneiro, sintetizou a produtividade do ano de 2011 do órgão fiscalizador da atividade policial. Ainda mencionou o cronograma das correições de acontecerá ao decorrer de 2012 em todo o Estado.

Em continuidade, o delegado José Antônio Cavadas Filho, Diretor de Execução Estratégica, inovou sua apresentação com um vídeo que sintetiza todas as informações relacionadas com a Diretoria. Descrevendo com detalhes o trabalho desenvolvido no ano passado (2011), incluindo números, contratações, aquisições, investimentos e valores. Ele destacou a necessidade de captar recursos através de criação de projetos.

O presidente eleito da Associação Mato-Grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol), Jose Lindomar Costa, aproveitou o evento para falar sobre os projetos para copa de 2014, da ideia de se criar a Delegacia de Apoio ao Turista e ao Consumidor. Costa também mencionou sua expectativa para sua nova função, a presidência da Amdepol.

A Diretoria de Atividades Especiais, representada pelo delegado adjunto da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Gustavo Garcia, falou do balanço e metas da especializada para este ano. Após a investigadora, Vanessa Miranda, Coordenadora do Canil da DRE, demonstrou as atividades dos cães, tida como mais uma ferramenta de apoio ao trabalho policial.

Para finalizar, o delegado Rogério Modeli, titular da Delegacia Fazendária, apresentou as operações realizadas e as investigações que estão em andamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet