Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Sinetran apoia protesto e denuncia precarização e exploração de estagiário na autarquia

A presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sinetran),Veneranda Acosta, participou do protesto feito por aprovados no concurso realizado pelo Estado em 2009 e aproveitou a oportunidade para denunciar a exploração de mão de obra barata existente na autarquia, além do sucateamento. O movimento ocorreu na manhã desta terça-feira (28) em frente à sede da Secretaria de Estado de Administração (SAD).


Veneranda contou que no caso do Detran os aprovados no concurso chegaram a ser convocados, porém alguns já desistiram e pediram exoneração devido à sobrecarga e as péssimas condições de trabalho. Ela relatou que estagiários têm feito a função dos servidores, além de o Estado nomear servidores de prefeituras para atuar na autarquia por indicação política.

É devido ao pouco caso do Estado, que o Sinetran apoia o movimento dos aprovados e a presidente ainda exige que as vagas existentes no Detran sejam preenchidas pelos classificados. Segundo Acosta, o governo estadual tem passado até mesmo por cima da Constituição Federal.

“Queremos que o Estado publique as vagas existentes e quem não tomou posse ainda, além dos exonerados e aposentados, para que os classificados no concurso saibam e possam ser convocados. No Detran os aprovados foram nomeados, mas desistiram devido a precariedade do serviço. As pessoas são chamadas, mas não têm nem computador para trabalhar”, denunciou a sindicalista durante discurso no protesto.

Veneranda ainda ressaltou que existem Ciretran´s no interior do estado e agências VIP’s do Detran na capital que não possuem nenhum servidor concursado. Sendo assim, estagiários estão assumindo uma função muito além de sua responsabilidade.

“O governo está colocando estagiário para executar funções de muita responsabilidade e isto é exploração da mão de obra barata. Além dos servidores das prefeituras que estão ocupando a vaga de classificados no concurso por conchavos políticos. Eles não querem mais ficar no interior e ficam pendurados nestes órgãos a custa do Estado. É preciso que o Ministério Público seja parceiro da sociedade e haja contra isso”, alertou Veneranda.

A presidente do Sinetran pediu que o estado tome providência com relação aos funcionários que sequer cumprem seu horário de expediente e contratem pessoas que tenham compromisso com a administração pública, que é o caso dos classificados no concurso.

Ao final do protesto uma comissão de aprovados foi formada e recebida pelo secretário de Administração, Cesar Zílio, porém a resposta foi apenas para que o grupo procure a justiça e reforçou que o Estado não possui recursos para convocar os cerca de 800 aprovados que estão na fila de espera e deve prorrogar o concurso realizado em 2009 e expira o prazo de convocação em julho deste ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet