Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

SAÚDE PÚBLICA

Ministério alerta para risco de surto de dengue em Sinop

Foto: Reprodução/Ilustração

Ministério alerta para risco de surto de dengue em Sinop
Sinop é o único município de Mato Grosso que integra a lista dos 91 de todo o Brasil que se encontram em situação de risco de surto de dengue. A informação consta do último Levantamento de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa/2012), que avaliou 536 cidades e mostra que 356 municípios têm alta presença do mosquito, sendo 91 em situação de risco de surto e 265, em alerta. Outras 180 cidades apresentam baixo risco de infestação.


Os 91 municípios com maior risco de surto estão concentrados nos estados da Bahia (22 cidades), Maranhão (12), São Paulo (12), Paraíba (7), Goiás (7), Pernambuco (6), Amazonas (6), Pará (5), Ceará (3), Alagoas (2), Sergipe (2), Rondônia (1), Roraima (1), Tocantins (1), Rio de Janeiro (2), Mato Grosso do Sul (1) e Mato Grosso (1).

O levantamento, realizado pelo Ministério da Saúde, em parceira com as secretarias estaduais e municipais de saúde, permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor. Nos municípios em situação de risco, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Já nas cidades em situação de alerta, o índice de infestação é de 1% a 3,9% e, no caso das cidades com baixo risco, o índice fica abaixo de 1%.

De acordo com o Ministério, nas regiões Norte e Centro-Oeste, a maior presença do mosquito da dengue está concentrada no lixo. Já no Sudeste e no Sul, a concentração está nos depósitos domiciliares (pratinhos de plantas, calhas, entre outros locais). No Nordeste, o problema é com os depósitos de águas, principalmente as caixas d’água.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet