Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Saúde do Estado comemora o dia Internacional da Mulher com ações de integração com o paciente

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) preparou uma intensa programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (08.03), em parceria com as Unidades de Saúde do Estado. As ações que estão acontecendo visam resgatar valores de solidariedade e humanização na propagação da política de saúde e de responsabilidade social.


No Hospital Estadual Metropolitano de Várzea Grande, segundo o coordenador do Instituto Pernambucano de Assistência em Saúde (Ipas), Edemar Costa, neste dia de comemoração à mulher, as atividades serão voltadas na integração do paciente com o corpo clínico do hospital e colaboradores das várias áreas de atuação no aperfeiçoamento do projeto do Grupo de Trabalho da Humanização e o de inserir na assistência ao paciente as diretrizes da Política Nacional de Humanização do SUS, que prevê em uma de suas metas um melhor acolhimento emocional, respeito e atenção a ele.

“A política do SUS de Humanização que estamos implementando no hospital regional implica em um conjunto de conceitos novos e mudanças que visam proporcionar ao usuário do SUS maior conforto no acolhimento e aos nossos profissionais a atenção mais afetiva. Conseguimos com isso menor tempo de permanência do paciente no hospital vez que autoestima é fundamental para a recuperação, mesmo em situações grave de saúde”, disse o diretor.

O principal objetivo é envolver todos os nossos colaboradores e os pacientes em companhia com seus familiares a fim de melhorar as relações no ambiente do trabalho, trabalhando sempre em equipe respeitando os limites considerando as diferenças de cada um. Em linha geral acrescenta Edemar Costa é proporcionar a ampliação do diálogo entre o profissional de saúde com o usuário do SUS e perseguir a meta de excelência no atendimento.

Já na Unidade Central da SES, a programação contou com atividades diversas como palestras e atividades lúdicas com foco para o teatro, música e dança.

A doutora em Desenvolvimento Sustentável, professora e mestre em Políticas Sociais da UFMT, Iranilda Ângela dos Santos, foi a palestrante na rodada de conversa com o tema 'Conquistas e Avanços da Mulher de 1900 à 2012'. A professora de dança do ventre, Najma Al Nureen, a atriz Eloah Pimenta e Ricardo Laranjeira comandaram a parte lúdica da programação.

No Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade, a ação vai ocorrer na sexta-feira (09/03), as 11 horas, quando o Grupo de Trabalho de Humanização em conjunto com o Grupo de Trabalho de Qualidade de Vida vão desencadear ações integradas.

A Diretora do Centro, Cresa Moreira Pinto, disse que a intenção é implementar projetos que fazem parte do Humaniza SUS e que já estão em andamento como o “zelando do Cuidador”, voltado especificamente para os servidores que tem como finalidade conscientizar os trabalhadores de Saúde da Unidade sobre os trabalhos que são desenvolvidos pela Pasta da Saúde, de forma a integrar as políticas públicas de saúde.

“Nossa intenção é estimular práticas resolutivas, promover adequações de ações na viabilização da participação tanto dos servidores como dos usuários do SUS no acolhimento humanizado. No mês em que se comemora o dia Internacional da Mulher, e pelo fato de que 90% dos servidores da Saúde do Estado são mulheres, nada mais que justo aproveitar a data para a capacitação”, disse Cresa Moreira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet