Olhar Direto

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Novo sistema de Conta Corrente Fiscal é tema de palestra esta semana no CRCMT

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) realiza nesta sexta-feira (23.03), às 14h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCMT), a primeira palestra em Cuiabá sobre o novo sistema de Conta Corrente Fiscal (CCF), versão 3.0. A data marca quando o sistema irá substituir plenamente o atual Conta Corrente. Contribuintes e principalmente os contadores estão convidados para o evento. Além das facilidades implementadas pelo novo CCF, os participantes receberão informes sobre as próximas ações da Sefaz e ainda poderão tirar dúvidas sobre a legislação tributária.


“Estamos trabalhando há um bom tempo no desenvolvimento deste novo Conta Corrente. Desde 2010 temos realizado reuniões em todas as regiões do Estado, ouvindo as sugestões dos contribuintes e contadores. Acredito que este sistema irá facilitar e muito o dia a dia de quem trabalha junto ao Fisco”, destacou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

Além da palestra, quatro videoaulas foram gravadas para auxiliar o usuário. Trata-se de um vídeo sobre o parcelamento de débitos, outro sobre Imputação de Débitos, o terceiro traz como tema a Emissão e Consulta de Documentos de Arrecadação (DARs), e o último destaca a Consulta de Lançamentos. O material é uma iniciativa da Superintendência de Atendimento ao Contribuinte (Suac), com a produção da Assessoria de Comunicação, e está disponível no canal de vídeos da Sefaz no Youtube (www.youtube.com/secretariadefazenda), na lista de reprodução: Videoaulas Conta Corrente Fiscal 3.0.

O CCF 3.0 trará maior praticidade e interação. O sistema permitirá que os parcelamentos de débitos sejam realizados por lançamentos, ou mesmo fracionados. Atualmente, todos os débitos do período devem ser parcelados. Na nova ferramenta o contribuinte pode optar como quer efetuar o recolhimento do imposto de forma individualizada. Até mesmo cálculos complexos que demandavam tempo agora serão realizados de forma automática. Ao invés de verificar operação por operação o valor dos juros incidentes em caso de atraso, bastará ao usuário clicar sobre o débito que automaticamente irá gerar o DAR correspondente.

Segundo o superintendente de Atendimento ao Contribuinte, José de Carvalho Mazini, uma série de palestras já está agendada para levar informações sobre o CCF 3.0 a todo o Estado. “Vamos realizar eventos em todas as regiões ainda neste primeiro semestre. Cada gerente regional montou uma escala e visitaremos os 33 maiores municípios. Além das palestras, a Sefaz tem produzido material digital para independente de onde o contribuinte estiver, a informação chegar”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet