Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Gestores da Sefaz participam de palestra sobre relações saudáveis no trabalho

Gestores da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) assistiram, nesta terça-feira (20.03), à palestra sobre relações saudáveis no ambiente de trabalho. A apresentação integra o Programa Prevenir, idealizado e desenvolvido pela Corregedoria Fazendária (Cofaz) para atuar na prevenção e repressão do desvio de conduta de servidores fazendários, visando à correta aplicação da legislação pertinente.


Na ocasião, o agente de inspeção e controle da Cofaz, José Emílio, explanou sobre o tema “Construindo Ambiente Saudável de Trabalho”, ao falar de fatores comportamentais (relações pessoais, desempenho e influência) que interferem positiva ou negativamente no dia a dia da organização.

Ele argumentou que as relações pessoais, principalmente de gestores para com sua equipe, devem ser regidas por valores como diálogo, serenidade, credibilidade, equidade (justiça), respeito, honestidade, atenção, reconhecimento, transparência e confiança. Destacou que relações baseadas na desconfiança e no medo são propensas a causar insatisfação e podem comprometer a produtividade.

Falou ainda sobre o relacionamento entre pessoas de diferentes gerações. “Diferentes gerações tendem a responder de diferentes formas. O importante é saber que cada geração tem uma riqueza única e deve ser considerada sempre”, disse o palestrante.

Em relação ao desempenho no trabalho, José Emílio levou os gestores a refletirem sobre comportamento (Cumpro a jornada de trabalho e comunico minhas eventuais ausências durante o expediente?), qualidade (Executo os trabalhos de acordo com as exigências legais? Esclareço dúvidas, quando necessário? Trato meus colegas com respeito?), iniciativa (Apresento sugestões? Adquiro novos conhecimentos e habilidades? Ofereço ajuda quando detecto acúmulo de serviços na unidade?), eficiência (Uso o tempo com sabedoria? Cumpro os prazos estabelecidos? Sou produtivo?) e responsabilidade (Sou responsável pelos resultados demandados? Pratico os princípios éticos da administração pública?).

Em relação à influência, ele observou que são fatores negativos condutas como violação do sigilo funcional, tráfico de influência, advocacia administrativa e assédio moral e sexual, os quais têm implicações previstas na Lei Complementar 04/90 (Estatuto do Servidor Público Estadual), Lei Complementar 112/02 (Código de Ética do Servidor Público Estadual) e Lei Complementar 347/09 (proíbe o servidor público de assediar outro, moral ou sexualmente).

Para finalizar a apresentação, o palestrante salientou que, na construção de ambiente saudável de trabalho, a união é essencial. “Com união, seremos mais fortes, erraremos menos, seremos confortáveis ante os desafios, teremos alegria em trabalhar e alcançaremos mais rápido as metas”, disse José Emílio.

Os fiscais de tributos estaduais, Jorge Luís da Silva e Adilson Garcia Rubio, e o agente de tributos estaduais, José de Carvalho Mazini, elogiaram a palestra. Para eles, a apresentação estimulou os servidores a refletirem sobre a própria atitude, os valores, as práticas funcionais e as relações interpessoais, para a construção de um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

No mês de março, a palestra será realizada também nos dias 21, 22, 23, 24, 26, 27, 28, 29 e 30, nos períodos da manhã (das 8h30 às 10h30) e da tarde (das 14h30 às 16h30), na Escola Fazendária, em Cuiabá. O dia e o horário de participação de cada servidor da Sefaz na palestra são agendados previamente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet