Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Força econômica de Juína e região Noroeste foi tema destaque do evento ‘Seminários Regionais da Fiemt’

Na última sexta-feira e sábado (23 e 24), uma equipe técnica da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) esteve no município de Juína (749 km ao Noroeste) para realizar o primeiro evento que compõe o ciclo de 'Seminários Regionais' promovido pela instituição, que percorrerá nove regiões do Estado, atingindo cerca de 130 municípios.


Para abrir o seminário, ocorrido no Senai-Juína, o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios e o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem), Geraldo Bento, falaram sobre a importância de realizar a iniciativa na região. Em seguida, a situação econômica local, potencialidades, programas de incentivo, linhas de crédito disponíveis, entre outros assuntos de interesse do empresariado local foram abordados durante o evento. O destaque do seminário foi a exposição dos indicadores que demonstram a força econômica da região Noroeste de Mato Grosso.

De acordo com os dados levantados pela Assessoria Econômica da Fiemt, a população da Região Noroeste alcançou 174 mil habitantes em 2010 e representa 5,7% da população estadual, sendo que a taxa média de crescimento na última década foi de 2,4% ao ano, superior à evolução do número de habitantes do Estado, que foi de 1,9% ao ano.

Outro índice apresentado que mostra a pujança da economia local foi o aumento da participação da região Noroeste no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, que de 3,2 passou para 4,3% no período de 2004 a 2009. Segundo o superintendente da Fiemt, João José de Amorim, a taxa de crescimento do produto regional, em termos reais no referido período, equivaleu às taxas chinesas, ou seja, mais de 10% ao ano.

O estudo revela outro dado que também ultrapassa os números estaduais: o rebanho da região teve crescimento 71%, enquanto que Mato Grosso registrou incremento de 52% de 2000 a 2010. Ao final da década, o Noroeste do Estado atinge quase quatro milhões de cabeças de gado. Quanto à exportação, os produtos que lideram as vendas externas da região são os derivados da madeira 75% e os da carne 22%.

No ano de 2010, último relatório publicado sobre o estoque de empresas e empregos formais, a região Noroeste registrou quase 23 mil empregos formais em 3,4 mil empresas, resultado do crescimento de 5% no número de empregados e de 9% no estoque de empregos. O setor industrial da região teve representatividade superior ao da indústria estadual no período e responde por 30% do estoque de empregos, enquanto que em todo o Estado esse índice é de 20,5%. De acordo com o estudo, o total de indústrias na região é de 565.

"O mais importante é registrar o espírito empreendedor do industrial da região Noroeste, que apesar das dificuldades, manteve a participação da indústria na economia regional acima da estadual, e que certamente fará a diferença e trará os benefícios do desenvolvimento industrial com a agregação de emprego e renda para toda a sociedade", ressaltou Amorim.

Além da explanação do superintendente da Fiemt, os participantes tiveram acesso a informações relacionadas aos procedimentos para o enquadramento das empresas do setor industrial no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic), Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste e as condicionantes para o acesso aos benefícios, em palestra promovida pelo representante da Secretaria de Indústria, Comércio Minas e Energia do Estado (Sicme); palestras do Banco do Brasil e do Serviço Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que abordaram a 'ótica do analista e do empreendedor' para projetos, planos de negócios e análises de crédito. A próxima cidade a receber o ciclo de 'Seminários Regionais da Fiemt' será Tangará da Serra, no dia 03 de abril.

VISITAS ÀS INDÚSTRIAS – Após o evento, a equipe da Fiemt e representante da Sicme cumpriram agenda de visitas a algumas indústrias do município, entre elas: Delazza Agroindustrial, onde foram recebidos pelo empresário e presidente do Cipem, Geraldo Bento, a madeireira Zan e Cia, do industrial Gildo César Zan, a Munaretto Móveis e Madeiras, quando estiveram com a proprietária Luciana Munaretto e a Madvisa Madeiras, do empresário e presidente do Simno, Roberto Rios.

MUNICÍPIOS - A programação dos 'Seminários Regionais da Fiemt' se estende até maio, passando ainda pelos municípios polos de Tangará da Serra, Cáceres, Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Sinop, Água Boa, Rondonópolis e o encerramento do evento ocorrerá em Cuiabá. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail operacional.ueda@fiemt.com.br ou pelo telefone (65) 3611-1666.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet