Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Ponto de Cultura divulga resultados do 1º Censo Econômico Sociocultural da Aldeia Velha em Chapada dos Guimarães

O Ponto de Cultura “Chapada, Aldeia, Comunidade” divulga os resultados do 1º Censo Econômico Sociocultural da Aldeia Velha em Chapada dos Guimarães (MT). Dentre estes pode se constatar em números exatos o processo de “sertanejização” da cultura na região: 39% os moradores da Aldeia Velha preferem este estilo musical, 16 % preferem o rasqueado cuiabano; 56% dos moradores nunca foram a um cinema e 62% nunca foram ao teatro. O abandono e a exclusão social de seus moradores ficam evidentes em se tratando da renda: 53% vivem com menos de um salário mínimo.


O levantamento foi realizado em 2010 por 18 alunos da Oficina de Recenseamento realizada pelo Ponto de Cultura. Ministrada pela então bacharelanda em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Meg Gaebler e a psicóloga Mônica Borges Carneiro, então monitora do ponto.

O processamento e tabulação das informações pesquisadas em 107 domicílios do bairro somente agora são divulgadas. Segundo autor e coordenador do projeto do Ponto de Cultura, o cineasta e pesquisador Luiz Borges, “a ideia do Censo surgiu em razão da ausência de um banco de dados mais abrangente sobre a população que seria beneficiada pelo Ponto de Cultura”. Segundo Borges, agora pode-se com mais clareza e precisão orientar nossas ações junto a esta comunidade e principalmente orientar as políticas públicas para a região.

A metodologia da pesquisa teve por base dois questionários: um domiciliar - onde se inventariou as condições de moradia com dados surpreendentes desde a forte presença de plantas fitoterápicas nos quintais à coleta e reciclagem do lixo. No questionário individual se inventariou a realidade cultural, preferências e hábitos de consumo de produtos culturais até principais doenças incidentes na comunidade. Abrangente e revelador o 1º Censo da Aldeia Velha é uma importante incursão científica neste ambiente tal qual o espírito do viajante Barão de Langsdorff, ilustre visitante da região no século XIX, um dos temas inspiradores e referência para as atividades do Ponto de Cultura.

Pontos de Cultura - “Chapada, Aldeia, Comunidade” é patrocinado pelo Governo Federal, via Ministério da Cultura, Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, e tem apoio da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães e Universidade Federal de Mato Grosso.

Para conhecer o censo em sua íntegra, acesse www.ocachapada.com
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet