Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Líder tucano chama Lula de autoritário e diz que ele repete Geisel e Médici

O líder do partido no Senado, Arthur Virgílio (AM), chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "autoritário". Virgílio disse ainda que Lula estava imitando a ditadura ao usar frases de ex-presidentes militares. O Palácio do Planalto informou que não vai comentar a crítica do tucano.


"Ele imita os governos militares. Ele usa frases do [Ernesto] Geisel, do [Emílio Garrastazu] Médici", disse o tucano.

Lula partiu para o ataque contra os senadores do PSDB, que conseguiram hoje criar a CPI da Petrobras. O presidente chamou a criação da CPI de irresponsável e pouco patriota. "Acho estranho que partidos que governaram o país por oito anos tomem uma decisão irresponsável como essa. Parece briga de adolescente. Não há explicação lógica para essa CPI."

Virgílio disse que irresponsável é a administração da Petrobras e o medo do governo de abrir a CPI. "Irresponsável é a forma como gerenciam a Petrobas. Irresponsável é ter medo de investigar a empresa. O presidente é autoritário e precisa conviver com a diversidade. Não quero ditadura no país. O presidente deveria elevar o nível para cima e não o tom que são abaixo da representação presidencial", disse.

O tucano afirmou que é legítimo e democrático criar a CPI. "Insistimos na criação da CPI porque é um instrumento legítimo da minoria para investigar a maioria. Cerca de 80% da nossa insistência foi para impedir uma jurisprudência negativa porque temos que defender o princípio que cabe a minoria fazer a CPI", afirmou.

Virgílio rebateu às criticas do presidente Lula de que o pedido de CPI não era patriota. "A CPI não é do PSDB. É da oposição, é do DEM, PPS, PSDB. Falta de patriotismo é não querer investigar supostos desvios em um patrimônio nacional como a Petrobras", disse.

O líder disse que não acredita em retirada de assinaturas. "Ninguém vai querer manchar sua biografia", disse.

Nota

A direção do PSDB também comentou as declarações do presidente. Em nota, o presidente da legenda, senador Sérgio Guerra (PE), afirma que as frases do presidente demonstram resquícios autoritários.

O PSDB chama de irresponsável "diretorias "severinas" de furar poço; lotear cargos; obsessão de setores não republicanos e estranhos a Petrobras por espaços na empresa", afirma o documento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet