Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Começa nessa segunda-feira a etapa a distância da 20ª edição do Curso Internacional de Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Regional e Local

Tem início nessa segunda-feira (21.05), a etapa a distância da 20ª edição do Curso Internacional de Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Regional e Local, promovido pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). O término dessa etapa está previsto para o dia cinco de junho. Posteriormente tem início a etapa presencial do curso no período de 11 a 29 de junho, na Escola de Governo.


O objetivo do curso é capacitar os agentes públicos para a elaboração de planejamento estratégico, de desenvolvimento regional e local, abrangendo aspectos econômicos, sociais e políticos, transmitindo técnicas e métodos concretos de planejamento, tendo em vista o contexto da globalidade do processo de desenvolvimento nacional.

O curso conta ainda com o apoio do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social – ILPES, órgão vinculado à Comissão Econômica para a América Latina e Caribe – CEPAL, e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Na etapa presencial o curso será ministrado por professores do ILPES/CEPAL, além de professores do MI e da região, e seu conteúdo programático abordará temas como a Política de Desenvolvimento Regional, Gestão Pública para o Desenvolvimento Regional e Local, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Territorial, entre outros.

Foram selecionados 43 técnicos de diversas instituições, envolvidos direta ou indiretamente com a questão regional no Estado de Mato Grosso. As secretarias participantes são a de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar(Sedraf), de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) de Turismo (Sedtur), de Trabalho e Assistência Social (Setas), das Cidades (Secid), de Ciência e Tecnologia (Secitec), MT Fomento, Programa MT Regional, Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento, Prefeituras Municipais, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA),Ministério da Integração(MI), SEBRAE ,Caixa Econômica Federal (CEF) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Na opinião dos coordenadores do curso e servidores da Seplan, Álvaro Lucas do Amaral e keile da Costa Pereira , a realização do curso em Mato Gosso será um oportunidade marcante para reavaliar a ação do governo em relação a questão regional, pois proporcionará além da aprendizagem e do aperfeiçoamento dos técnicos e dirigentes , uma integração e articulação dos atores atuantes na área no Estado, na direção da construção de uma política regional de caráter estadual articulada com a nacional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet