Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Variedades

SBT utiliza estratégia controversa para promover 'Carrossel'

Foto: Foto: You Tube/Reprodução

Exemplo de imagem de divulgação usada pela emissora no dia 2 de maio, durante 'A Pequena Travessa'

Exemplo de imagem de divulgação usada pela emissora no dia 2 de maio, durante 'A Pequena Travessa'

Quem acompanha com regularidade a programação do SBT com certeza já se deparou com uma estranha chamada nos últimos meses. No momento em que uma atração está sendo exibida, uma mensagem promovendo a novela Carrossel aparece rapidamente na tela, com duração de alguns décimos de segundo, causando a fúria de telespectadores nas redes sociais. O curioso é que, de acordo com a assessoria de imprensa da emissora, a estratégia não só é legal, como faz parte de um modelo de estratégia de divulgação negociado e importado pelo canal.


"Isso já existe em alguns países. Foi um formato comprado lá de fora pelo SBT", afirmou ao Terra, nesta terça-feira (5), a chefe da assessoria da emissora, Maisa Alves, sem saber nomear a empresa com a qual foram feitas as negociações. "Iniciamos isso há alguns meses como forma de promover a novela antes de sua estreia e o mantivemos como uma propaganda institucional extra, como uma das ferramentas disponíveis para divulgar nossa programação."

Mesmo sendo alvo de críticas, a estratégia foi autorizada pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), ou seja, está dentro da legalidade. E, analisando os índices de audiência do remake da novela mexicana, os maiores da emissora, ela tem funcionado melhor do que o esperado.

"As críticas fazem parte de uma falta de costume do público com a novidade. Além do mais, o sucesso de Carrossel comprova que a estratégia funciona."

Apesar ser ter a pretensão de inserir um pensamento no telespectador da maneira mais discreta e ágil possível, o formato não pode ser considerado uma mensagem subliminar, segundo a psicologia. Isso porque a principal característica desse tipo de estratégia é alcançar o subconsciente da pessoa - e o método utilizado pelo SBT possui duração suficiente para ser captado pela consciência do indivíduo.

A assessora não soube responder se o SBT pretende inserir a ação para a promoção de outras atrações futuramente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet