Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Começam preparativos para Semana da Pátria 2012

Já começaram os preparativos para a Semana da Pátria 2012. Pelo sexto ano consecutivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e o Exército Brasileiro irão organizar as atividades comemorativas alusivas à Independência do Brasil, comemorada no dia 07 de setembro.


Na última semana, a comissão organizadora se reuniu na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá, com os representantes das instituições que apoiam o evento para definir a programação da Semana da Pátria 2012. As atividades da Semana, neste ano, serão realizadas entre os dias 04 e 07 de setembro. A abertura oficial do evento será no dia 03 de setembro, às 8h, na praça das Bandeiras, em Cuiabá, com a presença das instituições militares do Estado e dos alunos dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Na solenidade de abertura será realizado o hasteamento da bandeira do Brasil, o acendimento do fogo simbólico da independência, o desfile da tropa das instituições militares e a apresentação das bandas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército Brasileiro.

Nos dias 04, 05 e 06 de setembro, na Praça Alencastro, em Cuiabá, os estudantes das escolas públicas da Capital, coordenados por uma instituição militar, farão o hasteamento da bandeira. No local também haverá exposição de equipamentos e materiais militares. Ainda no mesmo período, os quartéis receberão a visita dos estudantes e os militares também irão palestrar nas unidades de ensino da Capital sobre a Independência do Brasil.

No dia 05 de setembro, às 8h, no Parque Massairo Okamura, em Cuiabá, será realizada a “Caminhada da Independência”, com a participação de 200 idosos dos Centros de Convivência de Cuiabá.

O tradicional desfile cívico-militar de 07 de Setembro continua sendo realizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá e terá inicio às 16h, contando com a participação de cerca de três mil pessoas, entre civis e militares, que desfilarão pela avenida. Em 2011, cerca de 40 mil pessoas assistiram ao desfile.

Este ano, a novidade no desfile cívico-militar é a chegada das bandeiras (Brasil, Mato Grosso e Cuiabá) por meio da técnica de rapel. A comissão organizadora prevê ainda a demonstração técnico profissional do uso de aeronaves, desfile dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Paz, dos tanques de guerra, entre outras atrações.

O coordenador geral do evento e representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública, tenente-coronel BM Paulo Wolkmer, falou sobre a importância do evento, que “enaltece o culto ao civismo considerando ser esta data uma das mais importantes do nosso País para se evidenciar o amor ao solo pátrio”, disse.

A próxima reunião para organizar a Semana da Pátria 2012 deverá acontecer no dia 15 de agosto, às 13h30, no auditório da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá.

O evento é uma realização do Governo do Estado e Exército Brasileiro, em parceria com Assembléia Legislativa, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Polícia Rodoviária Federal, Assembléia de Deus/ Umadecre, Rotary Club, Maçonaria e Academia Mato-grossense de Letras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet