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Terça-feira, 30 de abril de 2024

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Ferramenta de ouvidoria do Governo do Estado poderá ser adotada pelo Ministério da Justiça

A Ferramenta de Ouvidoria do Governo de Mato Grosso poderá ser escolhida pelo Ministério da Justiça como o software padrão para as unidades de ouvidorias do sistema penitenciário de todo o país. Nesta quarta-feira (15.08), técnicos da Ouvidoria do Estado e do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) estarão apresentando ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em Brasília, o software que realiza o cadastro e gerenciamento de todas as demandas sociais.


Conforme esclarece a secretária-adjunta de Ouvidoria da AGE, Edilene Lima, a ferramenta utilizada pela administração pública estadual é tida, pela Ouvidoria Geral da União, como uma das três melhores do Brasil. “É importante salientar que esta avaliação dos técnicos federais é sobre a versão antiga do Fale Cidadão”, pontuou ela, ao esclarecer que a versão a ser apresentada ao órgão do Ministério da Justiça é uma evolução da anterior, totalmente reformulada e aperfeiçoada pelo Cepromat.

O interesse do Governo Federal pelo software de ouvidoria do Estado de Mato Grosso surgiu quando da visita da Ouvidora Nacional do Depen, Ilnah Melo, à Auditoria Geral do Estado (AGE). Na ocasião, Ilnah esclareceu que a União buscava modernizar a unidade de relacionamento com o cidadão do sistema penitenciário nacional e isso incluía, além da troca de experiências e da aproximação com estados brasileiros, da escolha de uma ferramenta que atendesse às necessidades da área.

Ao todo, cinco estados brasileiros estarão apresentando seus softwares aos técnicos do setor de Ouvidoria e de Tecnologia da Informação do Depen. Com base na apresentação e nas peculiaridades de cada ferramenta, o órgão do Ministério da Justiça deverá eleger a mais adequada para a sistemática de trabalho do Sistema Penitenciário Brasileiro.

Fale Cidadão

O Fale Cidadão foi implantado pelo Governo de Mato Grosso em meados de 2003. O software é responsável pelo gerenciamento de todas as fases relacionadas à ouvidoria no Estado, como registro e encaminhamento das demandas sociais para os setores competentes, resposta ao cidadão e produção de relatórios gerenciais.

Com a transferência da responsabilidade pela função de ouvidoria para a Auditoria Geral do Estado, que trouxe como consequência a vinculação da Ouvidoria Geral ao órgão, algumas mudanças em curso ganharam fôlego. Além das melhorias implementadas em 2011, nas próximas semanas já deve estar em funcionamento a nova versão da ferramenta.

Os avanços incorporados ao Fale Cidadão possibilitarão uma gestão mais eficiente das informações pelo Governo do Estado. A produção de relatórios gerenciais mais detalhados, por exemplo, deverá viabilizar a tomada de decisões pelas equipes técnicas da administração, bem como o desenvolvimento de trabalhos de fiscalização e investigação pela AGE.

A versão a ser apresentada em Brasília não só ampliará a rede de atendimento do próprio Governo do Estado como também possibilitará a existência de unidades de ouvidorias nos municípios mato-grossenses, a serem criadas por meio do estabelecimento de acordos de cooperação com as Prefeituras, no qual será realizada a cessão da ferramenta.

A nova versão do Fale Cidadão também ganhou melhorias na sistemática de busca e no layout, que está mais limpo e intuitivo.
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