Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Projeto defende privacidade e segurança nas agências bancárias

A “saidinha de banco”, nome usado para identificar assaltos a clientes ‘sondados’ durante saques em agências bancárias, é cada dia mais comum nas grandes cidades. Não existem números oficiais sobre esse tipo de ação no Estado, mas calcula-se uma média de seis roubos diários desta categoria, que tem causado verdadeiro pânico na população mato-grossense. Como o desempregado Antônio de Arruda Flores, 37, que no dia 11 de março deste ano, levou um tiro no braço quando saia de uma agência, localizada na Avenida Fernando Correa da Costa em Cuiabá, após realizar um saque.


Tentando frear esta crescente onda de assaltos o deputado estadual Dilceu Dal’Bosco (DEM) apresentou um projeto de lei que obriga as instituições bancárias existentes em Mato Grosso a instalarem em suas agências e postos de atendimento ao público divisórias ou estruturas similares, de forma a garantir a privacidade visual dos clientes que estão nos caixas de atendimento, isolando-os em relação à operacionalização dos serviços realizados.

“Acompanhamos aterrorizados os casos envolvendo clientes de bancos que ao realizarem pagamentos e saques ficam expostos, possibilitando que a operação seja identificada pelos que ali se encontram, e acabam sendo vitimadas ao sair à rua, distante dos olhos dos seguranças privados”, lamentou Dilceu.

O parlamentar defendeu ainda que a proposta pretende coibir a ação de quadrilhas especializadas em seqüestro relâmpago, que se utilizam de pessoas conhecidas como “olheiros”, para permanecer no interior das instituições, escolhendo seus alvos, que ao saírem das agências são abordados.

“A utilização de cartões clonados também podem ser barradas, uma vez que será difícil identificar a senha dos clientes. Garantir a segurança a toda população é dever do Estado e também dos fornecedores de produtos e serviços, no caso, as instituições bancárias”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet