Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

População pode registrar Boletins de Ocorrências nas Bases Comunitárias

Nas Bases Comunitárias, a Polícia Civil disponibilizou um policial civil para o serviço de confecção de boletins, orientação e esclarecimentos aos moradores das localidades. Ao todo quatorze bairros, sendo onze em Cuiabá e três no município de Várzea Grande, contam a presença da Polícia Judiciária Civil, através dos escrivães e investigadores de polícia.


Conforme o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia, uma das metas da Instituição é melhorar o atendimento à população num dos principais serviços oferecidos ao cidadão, o boletim de ocorrência, por ser o primeiro acolhimento da vítima na unidade policial. Garcia informou ainda que a Polícia Civil está finalizando a análise do lotacionograma de todas as delegacias e setores administrativos para remanejar e readequar o efetivo das unidades, incluído das Bases Comunitárias, e assim oferecer um serviço de qualidade as pessoas que necessitam do trabalho de polícia.

Para fazer queixa de crime, além das delegacias de polícia, a população também pode comparecer nas unidades da Polícia Comunitária, que estão instaladas em Cuiabá: bairro da Lixeira, Pedregal, Boa Esperança, Moinho, Pedra 90, São João Del Rey, Jardim Vitória, Ribeirão do Lipa, Araés, Beira Rio e Santa Isabel, estando esta última em fase final de implantação.

Já na cidade de Várzea Grande, as Bases Comunitárias que atendem a região e realizam confecção de boletim de ocorrência, estão localizadas nos bairros: Cristo Rei, São Mateus e Parque do Lago. Em todas as Bases o horário de atendimento para o registro é de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Conforme a coordenadora da Polícia Comunitária da PJC, delegada Sílvia Virginia Biagi Ferrari, mais três bairros serão contemplados com a presença de policiais civis. Em Cuiabá será o Planalto e Três Barras, e em Várzea Grande Jardim Imperial. “O alvo deste modelo de gestão é o envolvimento entre polícia e as pessoas que vivem na comunidade e com isso diminuir a criminalidade”, destaca a coordenadora.

Somente no primeiro semestre (janeiro a julho) deste ano, foram registrados 4.742 boletins de ocorrências nas Bases Comunitárias. No período de março a dezembro de 2011, a Bases confeccionaram 4.147 ocorrências. Todos os BO’s, depois de inseridos no sistema são encaminhados às delegacias de polícia especializadas, dando continuidade ao procedimento policial.

Delegacia Virtual

A Delegacia Virtual (www.delegaciavirtual.mt.gov.br) é outro canal da Polícia Judiciária Civil para registro de boletins de ocorrências de furtos simples sem violação do bem, perdas e/ou extravios documentos, de materiais específicos como eletrônicos, animais, eletrodomésticos, itens de veículos e outros. O cidadão também pode fazer denúncias, comunicar desaparecimento de pessoas. O registro pode ser feito a qualquer momento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet