Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Governo estuda ceder presidência da CPI da Petrobras à oposição para superar impasse entre aliados

A base aliada do governo no Senado só vai definir nesta terça-feira os nomes do presidente e do relator da CPI da Petrobras. Sem consenso entre o PT e o PMDB para a indicação do comando da comissão, os partidos da base vão manter conversas na tentativa de chegar a um acordo que evite um racha na base governista dentro da comissão.


A Folha Online apurou que os governistas não descartam um acordo de última hora com a oposição para ceder a presidência da comissão ao DEM ou PSDB. A estratégia seria uma maneira de reduzir o sentimento de "vingança" da oposição na CPI, uma vez que os tucanos e democratas prometem engrossar o tom das investigações caso o governo não divida o comando da comissão.

O DEM lançou o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (BA) na disputa, mas disse que só vai manter a sua candidatura caso haja espaço para um acordo com os governistas. "Minha posição é que devemos manter a nossa abstenção ou o voto nulo no candidato do governo. Mas não vamos lançar um candidato que não tem maioria para se eleger", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Agripino afirmou que não foi procurado por governistas em busca de um acordo com a oposição. Mas não descarta a hipótese por considerar que os governistas possam temer a reação da oposição na CPI das ONGs --que tem a relatoria e a presidência da comissão. O Palácio do Planalto teme, porém, que a presidência da CPI da Petrobras nas mãos da oposição traga prejuízos à imagem da empresa, por isso ainda trabalha para evitar que o DEM fique com o cargo.

Impasse

Senadores que acompanham as articulações sustentam que os senadores Renan Calheiros (AL), líder do PMDB no Senado, e Aloizio Mercadante (SP), líder do PT, não conseguiram se entender em torno das indicações para a CPI da Petrobras. O peemedebista estaria resistente quanto à indicação da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), líder do governo no Congresso, para presidir a comissão --assim como à possibilidade do senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, se tornar o relator da comissão.

Se não houver acordo com a oposição, o senador João Pedro (PT-AM) ganha força para ser escolhido presidente da CPI, enquanto o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), aliado de Renan, estaria cotado para uma eventual relatoria nas mãos do PMDB.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet