Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Servidores de Rondonópolis se beneficiam com ações

A Caravana da Saúde do Programa Bem Viver concluiu nesta terça-feira (30 de outubro) os trabalhos na Comarca de Rondonópolis (212km a sul de Cuiabá). Dezenas de servidores aproveitaram os serviços oferecidos e participaram da ação que envolve pesagem, medição da circunferência abdominal, consulta particular com médico clínico-geral, exames laboratoriais e odontológico, e até mesmo um perfil psicológico.


A 24ª Caravana foi aberta pelo juiz diretor do Foro, Luis Augusto Veras Gadelha, que destacou a importância dos cuidados com a saúde e de se aproveitar a oportunidade ofertada pela atual gestão do Poder Judiciário dentro do ambiente de trabalho. “O servidor sem doença e irritação atenderá melhor a população que procura a Justiça na busca pela solução de seus conflitos. Pensando em nosso bem-estar estaremos pensando em melhorias para o jurisdicionado”, enfatizou o magistrado.

O atendimento foi iniciado no final da tarde de ontem (29 de outubro) com palestras que elucidam dúvidas referentes ao consumo de alimentos, prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde de maneira geral. A equipe multidisciplinar é segmentada em várias áreas de atuação.

A psicóloga Maria Helena Monteiro explicou sua função na Caravana da Saúde. “Parte do perfil da saúde é baseado no estresse, pois ele abala o bem-estar físico das pessoas. Algumas pesquisas apontam que o estresse leva à depressão, um dos fatores mais apontados quando se fala de problemas de saúde. Como nosso grupo é considerado de risco, pretendemos indicar os acompanhamentos e ações necessárias na busca por melhorias na qualidade de vida das pessoas”.

Já a nutricionista Sônia Pace disse que sua função é detectar servidores com sobrepeso, obesidade e excesso de gordura abdominal. “Uma das dicas mais importantes é a redução do consumo do sal e do açúcar, que vem aumentando em nossa sociedade em decorrência da ingestão de produtos industrializados”, pontuou. Segundo ela, o trabalho da equipe de saúde multidisciplinar é importante para a conscientização dos servidores.

A enfermeira Priscilla Daleffe explicou que seu setor busca proporcionar apoio às atividades médicas. “Desenvolvemos ações de orientação, principalmente ligadas à Síndrome Metabólica, que envolve o controle da pressão arterial e do Diabetes. Nesse aspecto não adianta a orientação sem a iniciativa da pessoa, que deve evitar o consumo errôneo de alimentos e realizar a prática de exercícios físicos para alcançar bons resultados”.

Dentista, a profissional Carla Salgueiro ressaltou aos participantes que o combate ao câncer de boca é um dos principais objetivos de sua atuação dentro da equipe multidisciplinar, mas não é só isso. “Orientar acerca da boa higiene bucal, do uso correto do fio dental e da escovação para se evitar o mau hálito, bem como a mastigação correta, também são práticas corriqueiras que melhoram o dia a dia e por fim auxiliam na prevenção de doenças mais sérias como o câncer bucal. Em caso de identificarmos feridas podemos realizar uma biopsia para investigar melhor o caso”, concluiu a dentista.

O coordenador do Ambulatório Médico do TJMT, médico Homero Florisbelo, que aborda de forma geral os cuidados com a saúde e realiza diretamente consulta com os servidores, assinalou que as atividades da Caravana da Saúde em 2012 serão encerradas com ‘chave de ouro’. “Faremos um relatório com os resultados obtidos e pretendemos continuar no próximo ano. A adesão das comarcas tem sido muito grande. Antes tínhamos que mostrar os serviços e explicar os benefícios. Agora temos casos em que a própria comarca solicita nossa visita. No caso de Juscimeira, por exemplo, os servidores entraram em contato conosco pedindo a Caravana. Isso mostra o resultado dos trabalhos de conscientização desenvolvidos e teremos excelentes resultados em médio e longo prazo. O servidor está compreendendo a necessidade da ação preventiva e que o benefício será revertido em prol dele mesmo”, ponderou o médico.

Parte das ações é desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Cursos de Enfermagem. A professora do Curso de Enfermagem da Unic de Rondonópolis, Gislaine Araújo, defendeu o ganho das instituições com esse tipo de ação. “Enquanto o Poder Judiciário tem atendimento em larga escala e de qualidade, aproveitamos a oportunidade para a prática de nossos alunos. Todos ganham com a parceria”, pontuou.

O agente da infância e juventude Mário Sérgio da Silva contou que após ter passado por um ‘susto’ não perde a oportunidade de verificar como está seu estado de saúde. “Agora sempre que tenho a oportunidade de ver como está a pressão e fazer exames de laboratório, eu faço tudo. Esse é um grande benefício proposto pela administração do Tribunal de Justiça. Os servidores têm que participar e não podem reclamar da falta de oportunidade”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet